Tamanho do texto

Em pesquisa realizada com 805 eleitores, entre sábado, 20, e segunda-feira, 22, Crivella lidera corrida para a prefeitura com 27% das intenções de voto

Estadão Conteúdo

Marcelo Crivella (PRB) lidera em pesquisa de intenções de votos para prefeitura do Rio de Janeiro
Agência Brasil
Marcelo Crivella (PRB) lidera em pesquisa de intenções de votos para prefeitura do Rio de Janeiro


O candidato a prefeito do Rio Marcelo Crivella (PRB) lidera a pesquisa de intenções de voto feita pelo Ibope, com 27%. Em segundo lugar, aparece Marcelo Freixo (PSOL), totalizando outros 12%, de acordo com a pesquisa divulgada nesta terça-feira, 23.

O deputado estadual Flavio Bolsonaro (PSC) tem 11% das preferências, enquanto Pedro Paulo (PMDB), candidato do atual prefeito Eduardo Paes (PMDB), aparece com 6%, mesmo porcentual de Jandira Feghali (PCdoB).

Na sequência, aparecem Indio da Costa (PSD), com 5% das intenções de voto, Carlos Osório (PSDB), com 4%, e o deputado federal Alessandro Molon (Rede), somando 2%. Tiveram 1% dos votos Carmen Miguelis (Novo) e Cyro Garcia (PSTU).

LEIA TAMBÉM: Gestão de Haddad é alvo no primeiro debate em São Paulo

Os votos em brancos e nulos foram de 20%. Não sabem ou não responderam 5%. O nome da candidata Thelma Bastos (PCO) não constou nesta rodada de pesquisa, por que a candidatura passou a ser divulgada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) somente no dia 19 de agosto, após o registro da pesquisa.

A pesquisa foi contratada pela TV Globo. O Ibope entrevistou 805 eleitores entre sábado, 20, e segunda-feira, 22. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais, para mais ou para menos.

O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se for levada em conta a margem de erro de 3 pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) sob o protocolo RJ-06567/2016.

Rejeição

A pesquisa também apontou a rejeição dos candidatos. O resultado traz Crivella em primeiro lugar, com 35%. Depois, aparecem Jandira Feghali (35%), Pedro Paulo (33%), Bolsonaro (31%), Freixo (25%), Garcia (22%), Índio da Costa (21%), Osório (20%), Molon (18%) e Carmen Migueles (18%). O Ibope mostrou ainda que 1% disse que votaria em qualquer candidato ou que não rejeita nenhum, e 7% não sabem ou não responderam.

LEIA TAMBÉM: Russomanno abre vantagem na corrida eleitoral em SP; Marta é segunda, diz Ibope

O instituto de pesquisa também fez um levantamento sobre a avaliação do atual prefeito Eduardo Paes (PMDB). Para 6%, a administração é ótima, enquanto 21% a classificaram como boa. A pesquisa aponta ainda que 40% acham o desempenho de Paes regular, 11% ruim e 21% péssimo. Não sabe avaliar ou não respondeu 1% dos entrevistados.