Tamanho do texto

Com Aécio na mira de Janot, PSDB entende que é melhor não falar sobre a Operação e elogia relatório de Antonio Anastasia

Estadão Conteúdo

Relator da comissão, Anastasia levou mais de três horas para ler o parecer sobre o impeachment
Lula Marques/Agência PT
Relator da comissão, Anastasia levou mais de três horas para ler o parecer sobre o impeachment



O senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) foi elogiado pelos colegas de partido ao fim da leitura do relatório favorável à abertura do processo impeachment. O documento, sem nenhuma menção à Lava Jato, foi bem visto pelos parlamentares tucanos, que concluíram que o destino da presidente já está traçado, independente da acusação.

"Ele fez um relatório absolutamente técnico. Não acatou os argumentos que eu tinha sugerido, mas estou satisfeito, porque o que temos é suficiente para a realização do julgamento", disse o líder tucano no Senado, Cássio Cunha Lima (PB).

Até a véspera da apresentação do relatório, Anastasia sofreu pressão de colegas de partido que lhe pediam para incluir as novas denúncias da Lava Jato no processo. Entretanto, uma estratégia maior do PSDB, de manter uma postura ética e isenta perante o processo de impeachment, fez com que o senador concentrasse o parecer apenas na denúncia recebida pela Câmara dos Deputados.

No balanço final, tucanos avaliaram que, independente da denúncia, a presidente já tem destino certo no plenário, onde a maior parte dos senadores já declarou voto pelo impeachment. Neste caso, não seria necessário desgastar o PSDB ou o relator. 

Para manter
Marcos Oliveira/Agência Senado
Para manter "postura ética", PSDB entendeu que não era necessário incluir a Lava Jato no rolatório

Além disso, o partido não está no melhor momento para falar sobre Lava Jato. Isso porque, na quarta-feira (4), a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu a investigação do presidente do PSDB, Aécio Neves (MG), e do coordenador jurídico da legenda, deputado Carlos Sampaio (SP).

Na saída da comissão, Cunha Lima não poupou elogios ao relator, que leu o parecer em 3h e 10 minutos ininterruptas: "Agora vocês viram por que os governistas não queriam o Anastasia na relatoria. Ele foi demolidor [...] Nem respirou, foi num fôlego só". 

Veja os senadores que fazem parte da Comissão Especial do Impeachment: 


    Leia tudo sobre: impeachment