Tamanho do texto

Presidente interino da Casa, Maranhão não chega sequer a iniciar sessão após afastamento de Cunha da presidência

Deputada Luiza Erundina preside sessão informal na Câmara após vice-presidente encerrar sessão
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados - 05.05.16
Deputada Luiza Erundina preside sessão informal na Câmara após vice-presidente encerrar sessão

Ao chegar à Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (5), o vice-presidente da Casa, Waldir Maranhão (PP-MA), foi até o plenário e, ao sentar-se na cadeira da presidência, tratou de encerrar a sessão antes de se reunir com assessores na presidência da Casa.

Apesar disso, mas os deputados seguiram discursando em uma espécie de "sessão informal", presidida pela deputada Luiza Eruindina (SP), candidata à Prefeitura de São Paulo nas eleições deste ano.

Alguns parlamentares seguravam plaquinhas com os dizeres "Tchau, querido", em alusão a um cartaz usado pela oposição no impeachment da presidente Dilma Rousseff. Colegas do PSOL, PT e PCdoB acompanharam Erundina na Mesa-Diretora da Casa.

Maranhão deixou o plenário dizendo que era preciso "aguardar" os desdobramentos da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que afastou Eduardo Cunha (PMDB-RJ) do mandato de deputado federal e, consequentemente, da presidência da Casa.

Não é a primeira vez que Erundina presidente uma sessão informal: na semana passada, durante a votação de um projeto para criar novas comissões, a deputada participou de um protesto em plenário e ocupou a cadeira da presidência.


    Leia tudo sobre: Eduardo Cunha
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.