Tamanho do texto

Responsáveis por ação contra Eduardo Cunha discutem depoimento de testemunhas da Lava Jato ao Conselho de Ética

Agência Brasil

Sérgio Moro se reúne com deputados para acelerar colaboração de testemunhas da Lava Jato
Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
Sérgio Moro se reúne com deputados para acelerar colaboração de testemunhas da Lava Jato

O relator do processo de investigação sobre o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), no Conselho de Ética, deputado Marcos Rogério (DEM-RO), e o presidente do colegiado, José Carlos Araújo (PR-BA), estão reunidos nesta terça-feira (5), em Curitiba, com o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas investigações da Operação Lava Jato. O encontro, a portas fechadas, tem como objetivo acelerar os depoimentos de testemunhas indicadas por Rogério e que são investigadas pela Polícia Federal.

Na lista apresentada no último dia 30, em que anunciou o plano de trabalho para os próximos 40 dias úteis, o relator elencou os nomes de Alberto Yousseff, Julio Camargo, Fernando Baiano, Leonardo Meirelles, Eduardo Musa e João Henriques, que, em seus depoimentos à força-tarefa da Lava Jato, fizeram acusações contra Eduardo Cunha.

O presidente da Câmara responde a processo que pode levar à cassação do mandato, sob a acusação de ter mentido à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobrás, em março do ano passado, quando afirmou não possuir contas no exterior. Posteriormente, documentos do Ministério Público da Suíça revelaram a existência de ativos ligados a ele naquele país. Cunha nega ser dono das contas, que, segundo ele, são administradas por trustes (termo utilizado para definir organizações empresariais com fins de constituir monopólio). O deputado admite, porém, ser o “usufrutuário” dos ativos mantidos no exterior.

A representação contra Cunha foi apresentada pelo PSOL e pela Rede, e acatada pelo conselho, por 11 votos a 10, no dia 2 de março. No último dia de prazo regimental, dia 21, Cunha apresentou sua defesa em mais de 60 páginas e cinco anexos, contendo notas taquigráficas e documentos.

Veja os políticos que estão na lista da Operação Lava Jato


    Leia tudo sobre: Eduardo Cunha