Tamanho do texto

Após ex-presidente ser nomeado como novo ministro da Casa Civil, internautas relembraram declaração nas redes sociais

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi nomeado como ministro da Casa Civil nesta quarta
Ricardo Stuckert/ Instituto Lula
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi nomeado como ministro da Casa Civil nesta quarta

Na internet, muitos brasileiros têm se queixado pela nomeação de Luiz Inácio Lula da Silva como novo ministro da Casa Civil. Diversas publicações condenam o ex-presidente por ter "fugido" de Sérgio Moro, juiz federal responsável pelas investigações da Operação Lava Jato e que recebeu da juíza Maria Priscila Ernandes Veiga Oliveira a denúncia contra Lula no caso tríplex.

Frase de Lula viraliza na internet nesta quarta
Reprodução/Facebook
Frase de Lula viraliza na internet nesta quarta

Uma publicação em específico circulou pelo Facebook, Twitter e outras redes sociais. Uma foto antiga de Lula com uma declaração sua feita em 1988 chamou a atenção e foi compartilhada diversas vezes. “No Brasil é assim: quando um pobre rouba, vai para a cadeia. Quando um rico rouba, vira ministro”, disse o ex-presidente em 1988. A frase, pronunciada na ocasião, foi comparado ao momento que Lula vive.

O novo ministro é investigado por envolvimento ilícito com empreiteiras condenadas na Operação Lava Jato. Além disso, na última quinta-feira (10), o Ministério Público de São Paulo pediu a prisão preventiva de Lula – rejeitada pela Justiça, que repassou a análise do pedido a Sérgio Moro.

Com o novo cargo, o ex-presidente passa a contar com foro privilegiado na Justiça, o que impede que ele seja julgado por qualquer instância judicial que não seja o Supremo Tribunal Federal. Assim, não cabe mais ao juiz federal Sérgio Moro, o mesmo que autorizou a obrigatoriedade de seu depoimento e o maior símbolo da Operação Lava Jato, o julgamento dos supostos crimes dos quais é acusado. 

    Leia tudo sobre: lula