Tamanho do texto

Ministro da Fazenda, Joaquim Levy, é internado em Brasília na noite de sexta-feira (26)

Joaquim Levy é internado no Hospital do Coração, em Brasília, após sofrer embolia pulmonar, segundo colunista de O Globo, Ancelmo Gois. O ministro foi liberado pelos médicos depois de realizar exames e deixou o hospital na madrugada deste sábado.

Conforme o jornal O Globo, o ministro deixaria de viajar com a presidente Dilma Rousseff para os Estados Unidos, mas o chefe da Fazenda pode manter os planos iniciais.

O ministro da Fazenda seria presença certa na Comitiva, que não foi divulgada .

Dilma Rousseff tem uma série de compromissos que inclui encontro com empresários brasileiros e do setor produtivo, além de investidores do setor financeiro. Na segunda-feira (29) vai receber o ex-secretário de Estado americano, Henry Kissinger, e depois vai participar do Encontro Empresarial sobre oportunidades de investimento em Infraestrutura no Brasil. A viagem se encerra na capital Washington com jantar oferecido pelo presidente Barack Obama.

O que é embolia pulmonar?
É uma obstrução das artérias dos pulmões por coágulos, conhecidas como trombos ou êmbolos. A gravidade está no tamanho desses coágulos que, em geral, se formam nas veias profundas das pernas ou da pélvis, se desprendem e seguem pela circulação venosa até os pulmões. Se o êmbolo for grande, pode interromper a circulação sanguínea pulmonar. Com a falta de oxigênio, o quadro pode levar o paciente a uma morte súbita.

Entre as causas desse quadro estão a imobilidade prolongada; tabagismo; distúrbios na coagulação sanguínea, reposição hormonal; insuficiência cardíaca, entre outros. Viagens longas em que deixam o passageiro permanecer na mesma posição também agrava o quadro. Por este motivo que a viagem do ministro Levy aos Estados Unidos ainda é incerta.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.