Tamanho do texto

É a primeira vez que o instituto registra a maioria dos entrevistados contra a reeleição para Presidência da República

Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo instituto Datafolha mostra que 67% dos entrevistados são contra a reeleição para a Presidência da República, contra 30% que apoiam a reeleição. O índice é o oposto do que foi registrado há dez anos, em que 65% apoiavam a reeleição, e 33% eram contra.

O Datafolha escutou 2.840 pessoas nos dias 17 e 18 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Leia mais:

Datafolha: reprovação a Dilma bate recorde e chega a 65%

Aécio Neves venceria Lula se eleição presidencial ocorresse hoje

Esta foi a primeira vez que registraram a maioria dos entrevistados contra a reeleição para presidente
Reuters/BBC
Esta foi a primeira vez que registraram a maioria dos entrevistados contra a reeleição para presidente

O instituto informou que esta foi a primeira vez que eles registraram a maioria dos entrevistados contra a reeleição para presidente.

O fim da reeleição foi aprovado no primeiro turno da votação do projeto da reforma política na Câmara dos Deputados, em maio. Ao todo, 452 parlamentares votaram a favor e 19 contra. Entretanto, a proposta precisa passar pelo segundo turno na Casa e pelo Senado para começar a avigorar.

O Datafolha perguntou ainda aos entrevistados sobre o voto facultativo. Em outubro de 2014, 54% eram contra o voto obrigatório. Atualmente, esse índice chegou a 66%, o maior índice registrado pelo instituto. Porém, o voto facultativo não foi aprovado pelos deputados.

De acordo com a pesquisa divulgada neste terça, seis em cada dez pessoas não votariam caso o voto deixasse de ser obrigatório. Ainda segundo a pesquisa, os mais pobres deixariam de comparecer às eleições caso o voto fosse facultativo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.