Tamanho do texto

Candidato do PSB teve 55,5%; Jofran Frejat (PR) teve 44,44%

Rodrigo Rollemberg (PSB) foi eleito governador do Distrito Federal, com 55,5% dos votos, neste domingo (26). Jofran Frejat (PR), que também disputava a eleição em segundo turno, recebeu 44,4% dos votos. "Vamos encaminhar um conjunto de propostas à camara legislativa que vão contribuir para combater a corrupção, garantir melhorias na edução, na saúde e na segurança", comentou Rollemberg após a apuração.

Leia tudo sobre as eleições de 2014 no Brasil

A apuração no DF foi uma das mais rápidas da história da Justiça Eleitoral. A definição do vencedor na disputa pelo Governo do Distrito Federal ocorreu 35 minutos após o encerramento da votação. No Estado, havia uma preocupação com a votação biométrica, mas a nova tecnologia não prejudicou a apuração.

Nascido em 13 de julho de 1959 no Rio de Janeiro, Rodrigo Rollemberg reside na Capital Federal desde 1 ano de idade. Formado em história pela Universidade de Brasília (UnB),  filiou-se ao PSB em 1985, partido pelo qual foi eleito deputado distrital em 1995.

No ano seguinte, assumiu a Secretaria de Turismo do governo de Cristovam Buarque. Em 2002, concorreu pela primeira vez ao Palácio do Buriti, sem sucesso. Em 2004, no governo Lula, foi nomeado secretário nacional de Inclusão Social do Ministério de Ciência e Tecnologia.

Eleito deputado federal em 2006, o político também se elegeu senador em 2010.

Casado com Márcia Helena Gonçalves Rollemberg, tem três filhos. Irmão do jornalista do Senado, Armando Sobral Rollemberg.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.