Tamanho do texto

Em disputa acirrada, candidato petista vence Eunício Oliveira (PMDB), com 53,3% dos votos válidos

Camilo, do PT, é o novo governo do Ceará
Reprodução
Camilo, do PT, é o novo governo do Ceará

O Ceará tem novo governador. Camilo Santana, candidato pelo PT, venceu a eleição neste domingo (26) com 53,3% dos votos válidos.

Eunício Oliveira (PMDB), que também disputava o cargo em disputa acirrada no segundo turno, recebeu 46,6% dos votos.  

Leia tudo sobre as eleições 2014 no Brasil

Campanha

Afilhado de Cid Gomes (PROS), que se licenciou do cargo no último dia 22 para cuidar da campanha de Camilo, o petista Camilo Santana assumiu a dianteira nas pesquisas de intenção de voto na reta final, desbancando o candidato peemedebista Eunício Oliveira, que liderou toda a corrida e era apontado para ganhar no primeiro turno.

Eunício também já foi aliado da família Gomes e chegou a trabalhar com Camilo para eleger o candidato à Prefeitura de Fortaleza em 2012. Mas os candidatos romperam após o peemedebista lançar candidatura própria ao governo estadual.

LEIA MAIS: ' Foram as eleições mais tranquilas dos últimos tempos', diz presidente do TSE

No início da campanha governamental, Camilo Santana declarou patrimônio de R$ 534 mil.

De acordo com a Polícia Federal, foram registrados 30 termos circunstanciados de ocorrência por crimes eleitorais durante o segundo turno no Ceará. Duas pessoas foram presas por transporte irregular de eleitores e grande quantidade de material de campanha foi apreendida

Histórico

Camilo Santana, 46 anos, nasceu no Crato (CE). Casado e pai de dois filhos, é engenheiro agrônomo e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde foi presidente do Centro Acadêmico (CA) e diretor do Diretório Central dos Estudantes (DCE) .

Candidato a prefeito da cidade de Barbalha, em 2000 e 2004, ajudou em 2006 a coordenar, no Cariri, a campanha vitoriosa do Governador Cid Gomes. Foi superintendente adjunto do Ibama no Estado do Ceará em 2003 e 2004 e Secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado no governo Cid Gomes de 2007 a 2010.

Em 2010 foi o deputado estadual mais votado do Ceará, recebendo 131.171 votos no Estado. No ano seguinte, assumiu o cargo de secretário Estadual das Cidades.

Veja como os candidatos votaram nas eleições deste domingo:


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.