Retrospectiva 2021: Caçada a Lázaro Barbosa mobilizou mais de 200 agentes

Entre os casos policiais que marcaram o ano de 2021 está a caçada a Lázaro Barbosa, criminoso de 32 anos que mobilizou mais de 200 agentes das forças policiais na sua captura.

Quádruplo homicídio

O homem que chegou a ser chamado de "maníaco do DF" ou "serial killer do DF" se tornou conhecido no dia 9 de junho, quando foi apontado como autor de um triplo homicídio em Ceilândia, no Distrito Federal. As vítimas eram um empresário e seus dois filhos. Posteriormente, a esposa do homem também foi encontrada morta.

Divulgação

Fuga impressionante

Dias depois, a polícia divulgou que o criminoso invadiu uma chácara, fez os moradores de reféns e fugiu utilizando o carro deles.

Reprodução/ TV Globo

Histórico criminoso

Em meio a isso, o passado de Lázaro começou a ser investigado. O criminoso é natural de Barra do Mendes, no interior da Bahia, e tinha ficha suja no estado. Ele foi condenado por um duplo homicídio em sua cidade natal em 2008.

Reprodução/ SBT News

Crimes e fugas

No ano seguinte, foi acusado de estuprar uma mulher em Ceilândia e, entre fugas e prisões, seguiu cometendo crimes até este ano.

Reprodução/ PM

Morto pela polícia

Ao todo, foram 20 dias de busca até Lázaro ser baleado em uma troca de tiros com a polícia, em Águas Lindas de Goiás. Atingido por vários disparos, ele não resistiu aos ferimentos e morreu.

Divulgação/ SSP-GO

Investigação criminal

A morte foi comemorada por autoridades, mas não encerrou o caso. A polícia abriu uma investigação para apurar se a motivação dos crimes era a especulação imobiliária, com Lázaro sendo pago para matar e, com isso, diminuir o preço dos imóveis da região para os interessados comprarem.

Reprodução/ RecordTV

Outro suspeito

Com isso, o dono de uma chácara, Elmi Caetano Evangelista, chegou a ser preso. O homem foi solto um mês depois por problemas de saúde e negou participação no crime ao dizer que sequer conhecia Lázaro.

Reprodução/ TV Anhanguera