VÍDEO: Policiais americanos retiram homem negro paraplégico de carro pelo cabelo
Clifford Owensby avisou os oficiais sobre sua deficiência; Departamento de Dayton abriu uma investigação para apurar a abordagem
A polícia dos Estados Unidos
está investigando um vídeo que mostra agentes retirando um homem negro à força de seu carro enquanto ele grita repetidamente: "Sou paraplégico". As imagens exibem os oficiais parando Clifford Owensby em Dayton, no estado de Ohio, e pedindo que ele saia do veículo para uma revista sobre supostas drogas. Assista:
TW: Police violence
— Qasim Rashid, Esq. (@QasimRashid) October 8, 2021
Ohio police officers drag a paraplegic Black man out of his car by his arms & hair during a traffic stop.😳
He asks for a supervisor & screams for help, and cops instead pin him down & ridicule him for “making it difficult.” Horrific. pic.twitter.com/UFAps84mfE
Owensby, de 39 anos, se recusa a deixar seu carro e explica que não pode mexer suas pernas. Os policiais então insistem que ele deve sair e o arrancam do veículo. Eles o puxam pelo cabelo e pelos braços, enquanto o homem pede ajuda. A abordagem ocorreu no último dia 30.
As autoridades alegam que os policiais pararam Owensby porque ele estava dirigindo de uma casa suspeita de envolvimento com drogas. A polícia disse ainda ter encontrado um saco de dinheiro contendo US$ 22.450 no carro. O Departamento de Polícia de Dayton está investigando o episódio.
Owesby não foi acusado de nenhum crime relacionado a drogas. Durante a abordagem, ele se recusa a sair do veículo e pede que o policial chame um "camisa branca", como é chamado um supervisor de polícia. Um dos agentes diz que vai puxar à força caso ele não coopere.
"Você pode cooperar e sair do carro ou vou arrastá-lo para fora do carro. Você vê suas duas opções aqui?", diz o agente.
A prefeita de Dayton, Nan Whaley, descreveu a filmagem como "muito preocupante". Grupos de direitos civis também repudiaram o ocorrido e afirmam que também estão investigando o incidente.