Onde estão e quantos membros têm as 5 maiores facções do país

Poderosas, as facções criminosas têm atraído cada vez mais membros . O iG mostra como funcionam as principais organizações no Brasil. Veja:

Primeiro Comando da Capital (São Paulo)

Criado em Taubaté (SP), o PCC é a maior facção do país. Atualmente, estima-se que o grupo tenha 112 mil membros, com atuação em todo o Brasil - e até fora do território nacional.

Reprodução/Flickr

Comando Vermelho (Rio de Janeiro)

Fundado em 1979, o CV também expandiu seus negócios para outros estados. É a 2ª maior facção brasileira. Em 2020, segundo a Revista Veja, a estimativa era de que o grupo contava com 30 mil integrantes.

Arquivo pessoal

Família do Norte (Amazonas)

A Família do Norte (FDN) surgiu no Amazonas, em 2006, e atualmente é a terceira maior organização do crime no Brasil. Não há uma estimativa de membros, mas o grupo rivaliza com o CV e o PCC no estado.

Reprodução/Youtube

Guardiões do Estado (Ceará)

Organização, que, paradoxalmente, nasceu desorganizada, os Guardiões do Estado têm 25 mil membros, segundo uma estimativa da Draco. A facção tem sido enfraquecida, enquanto o CV cresce no Ceará. Mas, mesmo assim, o grupo ainda domina boa parte do tráfico nos bairros de Fortaleza.

Reprodução/TV Cidade

Okaida (Paraíba)

De acordo com a BBC Brasil, a facção tem seis mil integrantes na Paraíba, com atuação também no estado de Pernambuco. Formada por jovens adeptos à exposição nas redes sociais, o grupo está entre os que mais crescem no Brasil.

Reprodução/YouTube