São Paulo tem mês com menor número de assassinatos desde 2002

Os dados atualizados do mês de agosto deste ano foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) na tarde desta terça-feira

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo divulgou na tarde desta terça-feira (25) os índices de criminalidade. De acordo com as medições, SP registrou no mês de agosto de 2018 um total de 233 homicídios dolosos, o menor número de vítimas desse tipo de crime em um único mês na série histórica iniciada no ano de 2002.

Leia também:  Comandos e Operações Especiais - Conheça a tropa de elite da Polícia Militar/SP

Foto: Major PM Luis Augusto Pacheco Ambar
Policiamento ostensivo reduz crimes em São Paulo

Com trabalho de investigação e policiamento ostensivo, a Polícia de São Paulo conseguiu apresentar uma redução de 75% nesse tipo de crime frente ao ano de 2002 que teve 912 casos de assassinato.

"Vamos continuar trabalhando para reduzir esse número ainda mais", afirma o secretário de Segurança, Mágino Alves Barbosa Filho, que lembrou que os resultados são fruto do investimento do governo em tecnologia e também do trabalho dos Policiais .

Os roubos também tiveram uma queda significativa. Em 2018, a queda foi de 15% nos índices registrados em relação ao ano passado. Os roubos de carros apresentaram uma diminuição de 17% no mesmo período.

Leia também: Se o problema é sério chame a Polícia Militar. Se é impossível chame o GATE

Outro número expressivo foi a redução de 40% nos crimes de roubo a banco. As ações contra esse tipo de ocorrência são de alto risco para os Policiais e para a população. Pensando nisso a PM do Estado de São Paulo realiza treinamentos quase reais nas ruas da capital. O crime de latrocínio apresentou uma queda de 29%, enquanto ou roubo de cargas teve uma diminuição de 18% no período analisado.

Por outro lado, os casos de estupro cresceram 10%. Neste ano, foram 1.735 ocorrências no Estado de São Paulo, cerca de sete a cada dia.

Leia também: Policial feminina da Cavalaria da PM olha na cara de criminosos e eles tremem

Saiba como acionar a Polícia Militar do Estado de São Paulo

1) Ligue “190” para emergências Policiais, ou no “193” para Bombeiros.

2) Pessoas com deficiência de audição e fala podem usar nosso sistema de SMS de emergência, baseado nas palavras e sintaxe do LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais); entretanto elas precisam se cadastrar previamente, o que pode ser feito em qualquer Unidade da Polícia Militar.

3) Turistas americanos e europeus podem discar “911” ou “112”, os respectivos números de emergência dos Estados Unidos e da União Europeia, e serão atendidos por profissionais fluentes em inglês e espanhol. Se necessário, temos acesso direto com todos consulados.

4) As ocorrências de barulho, como pancadões, funk, etc., podem e devem ser denunciadas para o COPOM pelo site de Polícia Militar do Estado de São Paulo : www.policiamilitar.sp.gov.br