Canil da PM apreende drogas e arma em operação conjunta com Força Tática e ROCAM

Entorpecentes foram encontrados em comunidade na zona sul de São Paulo

Um trabalho de referência que é reconhecido dentro da própria Polícia Militar do Estado de São Paulo e pelo cidadão de bem. O Canil da PM e suas habilidades ímpares são um "soco na boca do estômago" do tráfico de drogas nas ruas da capital.

Leia também: ROCAM é a resposta rápida contra o crime nas ruas de São Paulo

Foto: divulgação/canil da PM
Canil da PM fez apreensão de drogas e armas em São Paulo nessa terça-feira

Sabendo dessa eficiência, os Policiais do Primeiro Batalhão de Polícia Militar Metropolitano acionaram o Canil da PM para prestar apoio durante uma operação na comunidade Bandeirantes na zona sul de São Paulo.

"Segundo a Força Tática, eles escolheram esse comunidade devido ao grande movimento de tráfico de drogas que ocorre ali.Não dá para dizer que é o maior da região, mas talvez um dos maiores. Então, fizeram a opção por agir ali nos chamaram", revela o Tenente Sampaio.

Leia também: ROTA dá recado duro: Em São Paulo o crime organizado sempre vai perder

Eram 24 PMs e três cães espalhados pelas vielas da comunidade, uma incursão rápida, certeira e sem chances para os criminosos que se escondiam como podiam. Força Tática, ROCAM e Canil rapidamente dominaram a área enquanto faziam um cerco.

"Começamos a fazer a incursão e minutos depois os cães mudaram de comportamento. Eles indicavam a presença de um fonte de odor saindo da janela de um sobrado. Fomos para porta e ali eles não apontavam nada, então vinha da janela o odor de algo errado", diz o Tenente.

O sobrado era uma casa abandonada, um dos Policiais subiu no telhado e acabou comprovando o que os cães farejadores haviam indicado. "Não tinha ninguém ali dentro, mas havia uma grande quantidade de drogas e arma. Provavelmente, o local era um ponto de armazenamento e preparação de venda de drogas", afirma o Tenente Sampaio.

No local, os PMs encontraram uma espingarda e munições; 2,800kg de maconha; 7,100kg de cocaína; 610 frascos de lança perfume e 630 gramas de crack. Todo o material apreendido foi apresentado no 92º Distrito Policial.

Quais são as raças o Canil da PM usa?

Foto: Major PM Luis Augusto Pacheco Ambar
Cães do Canil de Choque da Polícia Militar do Estado de São Paulo

São seis raças: Pastor Alemão, Pastor Holandês, Pastor Belga Malinois, Rottweiler, Bloodhound e Labrador. As missões de cada raça são divididas de acordo com suas habilidades específicas, como: faro, resistência, inteligência e agressividade.

Leia também: Se o problema é sério chame a Polícia Militar. Se é impossível chame o GATE

Um Labrador, por exemplo, não é indicado para fazer policiamento ostensivo, porque geralmente não possui a agressividade necessária. Normalmente, o Labrador é usado para farejar entorpecentes e explosivos. Já o Pastor Belga Malinois é utilizado pelo  Canil da PM  para policiamento e também faro. O Bloodhound tem aptidão para busca de pessoas.