Mais rápida que a própria vítima, ROCAM recupera carro antes de B.O. ser feito

Equipe do Segundo Batalhão de Choque recuperou veículo que havia acabado de ser roubado em São Paulo; família se espantou com agilidade e mandou um e-mail agradecendo a ação rápida dos Policiais Militares

Se espalhar e reagrupar em segundos, por ruas estreias ou largas, pelo trânsito livre ou congestionado. A Polícia Militar precisa dar uma resposta rápida para a população e um recado claro para os criminosos, estamos em todos os lugares. A ROCAM (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas) é uma divisão especial para essa tarefa ser realizada com sucesso.

Leia também: Sempre atenta, ROCAM combate tráfico de drogas e prende foragido em São Paulo

Foto: Divulgação
A Rocam ficou conhecida pela sua eficiência e agilidade no cumprimento de suas missões

Nesta terça-feira (21) falaremos de três ocorrências da ROCAM no último domingo (19), com destaque para uma em especial. A ação narrada pelo Tenente Danilo, nosso velho conhecido de outras matérias, mostra a total importância da presença ostensiva da PM pelas ruas da capital paulista. 

"A minha equipe fazia um patrulhamento de rotina no Jardim Elisa Maria, zona norte de São Paulo, e entramos em uma área onde acontecem aqueles bailes funks, os pancadões. A região é conhecida por ser bem perigosa e ter várias ocorrências criminosas. Mas com nosso treinamento de elite, nosso material humano e armamento diferenciado acabamos indo para áreas onde outras divisões não vão", revelou o Tenente.

Acreditando no instinto Policial, também conhecido como tirocínio, a equipe do Tenente Danilo formada pelo Cabo Gesiel, Cabo Dantas, Soldado Mombelli e Soldado Brandino resolveu fazer a abordagem de uma dupla que estava em um veículo perto da grande aglomeração de pessoas.

"Nós demos sinal de parada para esses dois suspeitos e eles desceram do carro e começaram a correr. Assim que eles correram nos fomos atrás e acabamos pegando em seguida. Eles na hora já falaram que tinha uma arma falsa e que haviam acabado de roubar o carro", diz o Tenente.

Leia também: A população grita por socorro, a ROTA responde e os criminosos pagam a conta

Foto: Divulgação
Arma falsa apreendida pela ROCAM

Para espanto dos PMs, o veículo na constava como produto de roubo. "Nós checamos a placa e o carro não acusava como roubado. Então, conseguimos levantar os dados da vítima e ligamos. A princípio ela achou que era trote, já que estava na delegacia e ainda fazia o boletim de ocorrência após ser assaltada. Ela disse que tinha acabado de ser assaltada. Eles estavam parando o carro e quase levaram o filho da vítima que estava na cadeirinha. Passaram por dois susto, um pelo crime e outro pela rapidez da PM", finaliza o Tenente Danilo.

Os dois suspeitos foram reconhecidos pelas vítimas e encaminhados para o 13º Distrito Policial.

Mais tarde o Tenente Danilo contou que a família, vítima do assalto, havia escrito um e-mail agradecendo a ação. "Saibam que mesmo estando em um país que ultimamente não nos dá muito orgulho, pessoas como vocês são um ponto fora da cruva, pois isso resgata todo o sentimento de justiça que existe dentro de um cidadão. Espero que daqui para frente eu possa encontrar cada vez mais pessoas assim no meu caminho. Quero poder um dia desses levar meu filho para conhecer o batalhão de vocês e mostrar para ele que ainda temos motivos para nos orgulhar. Parabéns para todos pelo excelente trabalho e profissionalismo", dizia a carta.

Tigres da ROCAM contra o crime

Foto: Divulgação
Moto apreendida pela ROCAM

A Triumph Tiger 800XCx é a motocicleta de primeira linha usada pela ROCAM do Segundo Batalhão de Choque. Com a potência dessas motos fica quase impossível a fuga dos criminosos.

Na segunda ocorrência, o Cabo Vitor, Cabo Gyorgy e o Soldado Isaías faziam patrulhamento de rotina pela avenida Luís Inácio de Anhaia Melo quando avistaram uma dupla em uma moto e foram fazer a abordagem. "Os suspeitos não pararam e começaram a ser perseguidos, mas em certo momento acabaram caindo e foram presos. Eles estavam com uma motocicleta roubada e estudavam a região para cometer mais delitos", conta o Tenente Danilo. 
Os suspeitos, um maior e outro menor de idade, foram conduzidos para o 56 Distrito Policial.

Na terceira ocorrência, os Policiais contaram com a ajuda do setor de inteligência para solucionar um caso de assalto. "A equipe do Sargento Scavacini, Cabo Júlio, Cabo Lemos e Soldado Tagliacol estava na procura de criminosos que haviam praticado um crime, inclusive disparando arma de fogo. O COPOM passou os dados do carro usado no crime e durante patrulhamento os PMs acabaram abordando os suspeitos que não tiveram como fugir. Eles estavam com os produtos do crime e acabaram presos", aponta o Tenente Danilo em conversa com o iG.

A Rocam

Criada em 1982 com o objetivo de dar maior agilidade ao combate ao crime de roubo de veículos e pedestres no intenso trânsito de São Paulo, a ROCAM ficou conhecida pela sua eficiência e agilidade no cumprimento de suas missões. O Batalhão de Choque iniciou o ano de 2017 com a aquisição das modernas motocicletas Triumph Tiger 800XCx.

Leia também: No feriado da padroeira do Brasil, ROCAM exorciza o crime na cidade de Aparecida

Após vencer a licitação pública para fornecimento de motocicletas acima de 600cc, a tradicional montadora inglesa já entregou o primeiro lote de 86 Tiger 800 XCx que já estão com a ROCAM patrulhando as ruas de São Paulo e combatendo a criminalidade. Além da venda, o programa da Triumph inclui um programa de pós-venda e treinamento especializado em pilotagem para os Policiais.