Ex-ministro da Defesa se desculpa com Moraes e diz desconhecer “minuta do golpe”

Em depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-ministro da Defesa general Paulo Sérgio Nogueira...

Ex-ministro da Defesa se desculpa com Moraes e diz desconhecer “minuta do golpe”
Foto: Redação GPS
Ex-ministro da Defesa se desculpa com Moraes e diz desconhecer “minuta do golpe”

Em depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF) , o ex-ministro da Defesa general Paulo Sérgio Nogueira se desculpou publicamente pelas declarações que fez contra o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e contra o ministro Alexandre de Moraes , que presidia a Corte à época das eleições de 2022.

“Inicialmente, presidente, eu queria me desculpar publicamente por ter feito essas colocações naquele dia”, disse o militar.

Nogueira , um dos oito réus do chamado “núcleo crucial” da trama golpista para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no poder , foi questionado pelo ministro relator do inquérito sobre declarações feitas pelo então titular da pasta durante uma reunião ministerial de dezembro de 2022.

“O senhor diz: ‘O TSE tem um sistema e o controle do processo eleitoral, então, como disse o presidente, eles decidem aquilo que possa interessar ou não. E não tem instância superior, e a gente fica meio que de mãos atadas esperando a boa vontade dele'”.

Segundo o ex-ministro, “as palavras foram mal colocadas”. “Eu tinha assumido o Ministério da Defesa em abril de 2022, eu não tinha nem três meses de MD. Vinha do Exército Brasileiro, com 47 anos de Exército, talvez, com aquela postura de militar, e vendo aos poucos que na Defesa as coisas seriam diferentes”, disse.

“E coincide com essa reunião em que eu trato com palavras completamente inadequadas o trabalho do Tribunal Superior Eleitoral, e mais ainda olhando para vossa excelência, porque nós trabalhamos juntos nesse processo”, continuou o militar. .

“Minuta do golpe”

Provocado por Moraes sobre a chamada “minuta do golpe”, Nogueira afirmou desconhecer o documento. O rascunho de decreto presidencial foi encontrado pela Polícia Federal durante as investigações sobre a tentativa de subversão da ordem democrática após as eleições de 2022.

“Simplesmente esse documento até hoje eu não sei do que se trata”, enfatizou, acrescentando não ter despachado relatório sobre o sistema eleitoral com o Bolsonaro. “Não houve reunião, não levei o relatório para o presidente assinar. O presidente da República jamais me pressionou.”

The post Ex-ministro da Defesa se desculpa com Moraes e diz desconhecer “minuta do golpe” first appeared on GPS Brasília - Portal de Notícias do DF .

** Portal de Notícias do DF dentro do iG