
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou, nesta terça-feira (25), o julgamento da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete ex-integrantes de seu governo, acusados de envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado em 2022 . O julgamento será dividido em três sessões e se estenderá até quarta-feira (26).
O GPS|Brasília transmite ao vivo as sessões do julgamento pelo canal oficial do STF no YouTube .
Caso a denúncia, apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) , seja aceita, os acusados se tornarão réus, e uma ação penal será instaurada. Se rejeitada, o processo será arquivado.
ACOMPANHE AO VIVO AQUI:
Julgamento
De acordo com a PGR, Bolsonaro e os demais denunciados fariam parte do “núcleo crucial” de uma organização criminosa que tentou subverter a ordem democrática no país. A lista inclui:
- Jair Bolsonaro – ex-presidente da República
- Alexandre Ramagem – ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin)
- Almir Garnier Santos – ex-comandante da Marinha
- Anderson Torres – ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF
- General Augusto Heleno – ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional
- Mauro Cid – ex-ajudante de ordens da Presidência
- Paulo Sérgio Nogueira – ex-ministro da Defesa
- Walter Braga Netto – ex-ministro da Casa Civil
O grupo responde por cinco crimes:
Golpe de Estado
Para garantir a segurança durante o julgamento, a Secretaria de Polícia Judicial do STF , em parceria com a Segurança Pública do Distrito Federal , adotou medidas preventivas, incluindo:
Controle de acesso ao tribunal
Monitoramento reforçado da área
Policiamento ostensivo
Apesar do reforço na segurança, não há previsão de bloqueio de vias na Esplanada dos Ministérios . No entanto, o estacionamento ao longo dos meios-fios na região será restringido .
The post Acompanhe ao vivo: STF inicia julgamento que pode tornar réus Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe first appeared on GPS Brasília - Portal de Notícias do DF .
** Portal de Notícias do DF dentro do iG