A 3ª Promotoria de Justiça Militar do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios ( MPDFT ) requisitou que a Corregedoria da Polícia Militar do Distrito Federal ( PMDF ) inicie uma investigação para apurar uma possível tentativa de manipulação de depoimentos relacionados aos ataques ocorridos em 8 de janeiro, na Esplanada dos Ministérios.
O pedido foi enviado nesta quinta-feira (26 ) e o prazo para resposta é de cinco dias.
O caso envolve áudios em que a tenente-coronel Kelly Cezário ex-comandante do batalhão da Esplanada
dos Ministérios, sugere que a advogada do major Flávio Alencar, esntão subcomandante, entre em contato com os defensores de Fábio Augusto Vieira, ex-comandante-geral da PMDF, e de Josiel Pereira César, ex-ajudante de ordens do policial.
A proposta sinaliza um suposto alinhamento da estratégias de defesa entre os oficiais investigados.
De acordo com a Promotoria Militar, os áudios publicados por veículos de comunicação indicam indícios de tentativa de combinar depoimentos, o que pode configurar uma infração disciplinar ou penal.
A investigação pretende esclarecer se houve conduta irregular e quais seriam as implicações legais para os envolvidos, caso a tese seja comprovada.
A Corregedoria da PMDF, que é o órgão interno responsável por investigar condutas de seus integrantes, deverá apresentar informações detalhadas sobre os fatos e possíveis medidas adotadas.
O caso ocorre no contexto das investigações sobre os ataques à Praça dos Três Poderes, que resultaram em depredação de prédios públicos e mobilizaram autoridades em diversas esferas de poder.
The post MP solicita investigação sobre suposta manipulação de depoimentos da PMDF sobre o 8 de Janeiro first appeared on GPS Brasília - Portal de Notícias do DF .