O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve fazer uma reunião ministerial de fim de ano nesta sexta-feira (20). A expectativa inicial era de que o encontro fosse um dia antes, porém precisou ser adiado após o chefe do Executivo ter sido submetido a procedimentos para tratar uma hemorragia intracraniana, decorrente de acidente domiciliar sofrido em outubro.
“O presidente ainda pretende fazer, ainda esta semana, mais provavelmente no dia 20, um encontro com os ministros e ministras, um encontro de final de ano”, afirmou o ministro após ter se reunido com Lula em São Paulo nesta segunda-feira, 16.
Padilha foi à capital paulista acompanhado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, para um encontro com Lula. Rui Costa, porém, não falou com a imprensa. O presidente deve permanecer na capital paulista para realizar exames pelo menos até quinta-feira (19).
Padilha disse, no entanto, que ainda não foi definido o formato do encontro ministerial previsto. “Obviamente, vamos aguardar toda a evolução que está acontecendo com ele, a equipe médica, até toda a determinação da equipe médica em relação a isso” , comentou. O ministro relatou o estado de saúde de Lula. “É uma alegria poder ver o presidente Lula absolutamente recuperado, como já foi dito pela equipe médica. Muito bem, disposto, conversando” , afirmou.
Mesmo com a reunião ministerial, Padilha disse que o presidente continua sob acompanhamento médico. “ O presidente continua em avaliação, a equipe médica continua em avaliação, pretende fazer a reunião no dia 20, estar em Brasília já no dia 20, essa é a pretensão dele” , disse. “ Agora, o presidente continua sendo acompanhado, teve alta hospitalar, vai fazer exames de acompanhamento pela equipe médica.”
Tópicos da comversa
Padilha disse ainda que ele, Lula e Rui Costa discutiram a Reforma Tributária, prioridade número um do governo; o pacote fiscal; a sanção do projeto de lei que regulamenta o mercado de carbono; e o saldo da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável (CDESS), o Conselhão.
Mais cedo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também conversou com Lula em sua casa na capital paulista. Segundo ele, foi passado um quadro detalhado sobre os projetos que estão em tramitação no Congresso Nacional, com ênfase na reforma tributária e no pacote de contenção de despesas, que devem ocorrer ainda esta semana, até por causa do recesso parlamentar.
“Expus a situação da reforma tributária, o que está para ser decidido pela Câmara agora em caráter definitivo. Também tratamos das questões das medidas fiscais, apresentei para ele os relatores, como é que a gente está tentando encaminhar, a necessidade de votação essa semana e alguns projetos das reformas microeconômicas também que precisam ser votadas essa semana”, explicou o ministro.
Haddad disse que ele mostrou um panorama para Lula da situação de cada medida, tanto no Senado quanto na Câmara, para que o presidente possa agir, caso julgue necessário. “Dei o quadro para ele desses três blocos de medidas para que ele pudesse, eventualmente, julgar a conveniência de tomar alguma providência, dar algum telefonema tranquilizador para acelerar as coisas” , afirmou, que acrescentou estar voltando a Brasília porque “tem muito trabalho” na capital federal.
Sobre a reforma tributária, Haddad disse que expôs a questão do Imposto Seletivo. Os senadores tiraram a incidência do “imposto do pecado” de bebidas açucaradas, e não conseguiram incluir a cobrança para armas e munições. Haddad disse que expôs o cenário para orientação dos líderes da base. A intenção é garantir que o texto seja sancionado ainda este ano.
“Confesso a vocês que me surpreendi com a disposição do presidente, estava muito tranquilo. Despacho absolutamente normal, está bem, está corado, está bem, foi tranquilo”, disse Haddad.
The post Lula recebe os ministros Alexandre Padilha, Rui Costa e Fernando Haddad first appeared on GPS Brasília - Portal de Notícias do DF .