Antônio Vicente Junior: do interior de Goiás à liderança no mercado colchoeiro
Rafael Badra
Antônio Vicente Junior: do interior de Goiás à liderança no mercado colchoeiro

Antônio Vicente Junior, fundador e CEO da Kasa dos Colchões e representante da Simmons Brasília , é um exemplo de determinação e visão empreendedora. Filho de pais paraenses, cresceu em Araguatins, na época interior de Goiás e hoje Tocantins, onde sua família tinha uma distribuidora de bebidas. Desde pequeno, demonstrou talento para vendas, comercializando as cocadas que sua mãe fazia.

Em 1989, aos 15 anos, mudou-se para Brasília para estudar, morando com suas irmãs no Setor O, em Ceilândia. Nesse período, começou a trabalhar como mascate na Novatos Enxovais, no Taguacenter, vendendo capas para utensílios domésticos de porta em porta. Muitas vezes, percorria a pé o trajeto entre Ceilândia e Taguatinga por falta de dinheiro para a passagem de ônibus.

Aos 17 anos conseguiu emprego no Ponto Frio do Conjunto Nacional. Demonstrando habilidade e liderança, tornou-se gerente da loja aos 18 anos, o mais jovem da rede naquela época. Com a fusão do Ponto Frio com as Casas Bahia, migrou para a nova empresa e, posteriormente, trabalhou em empresas como Mundo dos Filtros, Disbrave e Atlântida Móveis, onde permaneceu por apenas um mês.

O grande salto de sua trajetória aconteceu quando, motivado pela demissão de sua esposa na época, decidiu empreender. A inspiração veio de um sonho no qual visualizou o nome “Kasa dos Colchões”, grafado com a letra “K”. Meses depois, encontrou uma loja com o mesmo nome à venda em Brasília, e, em uma decisão impulsiva e visionária, comprou o ponto e assumiu a operação.

A primeira loja, localizada na W3 Norte, tinha apenas 40 metros quadrados. Durante o dia, Antônio vendia os produtos, e à noite fazia as entregas com seu próprio carro, um Palio vermelho. Durante três anos, enfrentou enormes dificuldades financeiras, trabalhando sem crédito bancário e vendendo o almoço para pagar a janta. A primeira expansão ocorreu em Taguatinga, graças à rede de contatos que construiu ao longo de sua trajetória, e posteriormente abriu uma terceira loja na Ceilândia. Foi nesse momento que enfrentou sua primeira grande crise financeira e chegou a quebrar. Resiliente, abriu uma nova loja em Taguatinga, mas foi ludibriado em um negócio no Feirão do Extra, no ParkShopping. Em 2016, no auge da crise financeira brasileira, enfrentou dificuldades extremas e quase faliu.

Nesse período, Antônio inaugurou uma loja na Asa Norte, o que coincidiu com o término de seu casamento. No divórcio, sua ex-companheira ficou com a loja de Taguatinga, enquanto ele manteve a unidade da Asa Norte. A partir daí, sua irmã mais velha passou a trabalhar com ele como gerente financeira, ajudando a organizar as finanças da empresa. “Sempre me preocupei em vender, acho bonito ter um estoque cheio, mas não tinha atenção com fluxo de caixa ou lucro líquido” , relembra Antônio.

Nos momentos de folga, ele ia de carro até Águas Claras, estacionava e caminhava pela cidade em busca de um ponto comercial. Em 2018, finalmente inaugurou sua loja em Águas Claras. Insatisfeito com as bases de colchões disponíveis no mercado, decidiu em 2019 montar sua própria fábrica para atender à demanda das suas lojas. “Hoje, fabricamos a melhor base de colchões do país” destaca o empreendedor.

Então veio a pandemia. “Me vi com todas as lojas fechadas e mais de R$ 80 mil de boletos para pagar. Liguei para o meu pastor e tive uma iluminação” , relembra Antônio. Usando as redes sociais das lojas, começou a vender diretamente ao público, “atacando de blogueirinho” , como brinca. Cerca de 20% das vendas passaram a ser realizadas exclusivamente online, enquanto 80% continuaram envolvendo visitas físicas. Passada a crise, em 2021, comprou uma loja de Colchões no Conjunto Nacional, consolidando ainda mais a presença da marca em Brasília.

“Shopping não é para menino”.

A negociação envolveu um total de R$ 1 milhão, sendo R$ 400 mil em recursos próprios e o restante parcelado. A loja no Conjunto Nacional, já vendia colchões da marca Simmons. Esse foi um marco importante, já que a Kasa dos Colchões começou a trabalhar com produtos de maior valor agregado, como colchões premium. A venda de colchões Simmons ajudou a alavancar o faturamento da loja, que alcançou R$ 225 mil no primeiro mês e R$ 400 mil no segundo mês.

A Simmons é uma marca global de colchões premium conhecida por tecnologia avançada, conforto e durabilidade. Fundada em 1870, nos EUA, a marca forneceu colchões para o luxuoso Titanic em 1912. Destacou-se com o desenvolvimento da mola ensacada individualmente, oferecendo suporte ergonômico. Seus produtos são sinônimo de luxo e bem-estar no segmento de descanso. Recentemente a primeira dama Janja da Silva comprou um exemplar da marca.

A performance de Antônio e da Kasa dos Colhões não passou desapercebida pelos gringos.

Animado com o desempenho, Antônio teve a ideia de abrir novas lojas da marca. Durante as negociações, o time da Simmons inicialmente resistiu à ideia de abrir uma nova loja em Brasília, alegando que não seria o perfil da marca. Apesar disso, o sucesso da parceria no Conjunto Nacional acabou mostrando o potencial da região. A parceria com a Simmons trouxe credibilidade à marca Kasa dos Colchões, fortalecendo sua posição no mercado de Brasília como referência em produtos de alta qualidade.

Em 2023, foi reconhecido como um dos 10 cases de sucesso em 10 anos pela revista Móveis de Valor, um marco importante para a Kasa dos Colchões. Esse reconhecimento reflete o trabalho consistente e o investimento em inovação e marketing ao longo dos últimos anos.

Hoje, a Kasa dos Colchões conta com seis unidades e uma fábrica própria, e está em plena expansão. O próximo passo é a abertura da loja conceito da Simmons no Park Sul. Com uma arquitetura inspirada nos palácios russos de São Petersburgo, o pé direito tem impressionantes 6 metros de altura, a loja promete ser um ponto de encontro para arquitetos e decoradores, e estará pronta para receber o exigente e refinado público da Capital Federal. Como ele mesmo diz, seu lema é: “Não dormimos para você dormir melhor”.

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