Padaria Artesanal, projeto de Lu Alckmin, completa um ano no Distrito Federal

Há 23 anos, a segunda-dama do Brasil, Lu Alckmin, idealizou a Padaria Artesanal, um projeto...

Foto: Juliana Eichler
Padaria Artesanal, projeto de Lu Alckmin, completa um ano no Distrito Federal

Há 23 anos, a segunda-dama do Brasil, Lu Alckmin , idealizou a Padaria Artesanal, um projeto que transformou milhares de vidas por todo o País. Em 2023, aterrissou no Distrito Federal e, em um ano, instalou mais de 40 unidades na região e capacitou 2.100 pessoas. Na manhã desta quarta-feira (12), dona Lu, como foi carinhosamente apelidada, celebrou o aniversário de um ano do projeto com um evento comemorativo na Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês.

Participaram da celebração o Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cézar Costa, entre outras autoridades, parceiros e convidados. Na ocasião, Lu Alckmin lançou, também, o site oficial da Padaria Artesanal , que foi desenvolvido em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

Estou muito feliz em comemorar um ano de Padaria Artesanal no DF, com resultados maravilhosos aqui em Brasília e em outras regiões do País. Só tenho a agradecer os parceiros e voluntários, que acreditaram no projeto e fizeram do meu sonho uma realidade a centenas de famílias brasileiras ”, afirma a segunda-dama.

Lu Alckmin

Lu Alckmin, Dom Paulo Cezar e Frei Elionaldo

Com duração de oito horas, em apenas um dia, o curso oferecido pela Padaria Artesanal ensina a fazer dez tipos de pães, por meio de técnicas fáceis de aprender e com instrumentos básicos de uma cozinha domiciliar.

Depois de entenderem sobre as noções básicas de higiene, o valor dos alimentos e as receitas de pães enriquecidos e nutritivos sem conservantes químicos, os participantes se tornam multiplicadores com a missão de levar o conhecimento para suas comunidades. “ São dez receitas saborosas, nutritivas e de alto valor comercial, que poderão estar na mesa das famílias ou serem usadas para complementar suas rendas ”, observa.

Além da capital federal, a Padaria Artesanal já chegou em todas as regiões do País, com 63 unidades em 13 estados, levando qualificação profissional a milhares de pessoas. “ Por onde ando, escuto depoimentos de pessoas que tiveram suas vidas transformadas “, revela dona Lu. “ São jovens, adultos, idosos, homens e mulheres, que me contam que estão empreendendo, que estão alimentando suas famílias. Quando vou entregar os certificados aos formandos, sinto a alegria e o entusiasmo de cada um, isso é maravilhoso “, celebra.

Em um momento emocionante e de agradecimento, a presidente da Federação Habitacional do Sol Nascente (FEHSOLNA), Edilamar de Souza e Souza Correia, coordenadora de uma das unidades descentralizadas da Padaria Artesanal, falou sobre como as pessoas de sua comunidade foram transformadas com a chegada do projeto.

A celebração ficou ainda mais especial com a apresentação do coral das alunas da Escola Vila das Crianças, de Santa Maria. A região administrativa recebeu recentemente o projeto e se tornou a 41ª unidade da Padaria Artesanal do Distrito Federal.

Veja como foi a comemoração de um ano da Padaria Artesanal em Brasília, pelas lentes da fotógrafa Rayra Paiva:

Lu Alckmin
Wal Moraes, Cecília Leite, Lu Alckmin e Tiago Braga (IBICT, responsáveis pelo site)
Bernadete Martins e Lu Alckmin
Cíntia Gontijo, Lu Alckmin e Vitor Correa
Lu Alckmin
Margareth Bomtempo, Lu Alckmin e Gabriela Bomtempo
Jéssica Antunes, Júlia Casado, Lu Alckmin e Laura Guaraciaba
Júlia Casado e Lu Alckmin
Tathiana Turbian e Lu Alckmin
Lu Alckmin e professora Iracema Santana
Lara Monteiro, Geiza Alckmin e Vivian Collenghi
Coral Vila das Crianças de Santa Maria, Congregação Irmãs de Maria de Banneux

The post Padaria Artesanal, projeto de Lu Alckmin, completa um ano no Distrito Federal first appeared on GPS Brasília - Portal de Notícias do DF .

** Portal de Notícias do DF dentro do iG