Pense nos seguintes cenários: uma empresa já tem sucesso de mercado , conquistou o público e possui uma boa gestão financeira. Porém, ao crescer, percebe que precisa se estruturar melhor para evoluir ainda mais. Ou então, precisa melhorar sua competitividade no mercado, pois está perdendo espaço para a concorrência. Ou ainda, apresentou um forte crescimento nos últimos anos e necessita profissionalizar sua gestão e governança.
Essas são situações comuns pelas quais diversos negócios passam. Uma alternativa eficaz para encaminhar as soluções desses problemas é investir na educação executiva por meio de uma escola de negócios.
A RS Gestão Empresarial é uma empresa especializada na profissionalização da gestão, com foco nos pilares fundamentais de gerenciamento empresarial. Fundada em 2014 por Ricardo Salerno, tem como propósito promover o desenvolvimento da sociedade por meio da educação executiva e da parceria com as empresas. “ Não acredito em uma sociedade que se desenvolva sem empresas bem sucedidas ”, afirma Salerno.
Ele explica que uma empresa é profissionalizada quando a tomada de decisão é feita não apenas com base na intuição e visão de negócio dos donos, mas com base em metodologias, ferramentas e dados, que dão suporte a essa decisão. E é exatamente isso que os gestores das empresas aprendem com a metodologia ensinada pela RS Gestão em parceria com a Fundação Dom Cabral .
Sendo uma escola de negócios, a RS Gestão oferece diversos programas para pequenas, médias e grandes empresas, bem como famílias empresárias. Oferece, também, para executivos e gestores, capacitação por meio de cursos de pós-graduação e programas de curta duração nas várias áreas da gestão. Ricardo e Guilherme Salerno, sócios da empresa, acreditam que, por meio da profissionalização, as empresas podem alcançar novos patamares e garantir a longevidade dos negócios.
O carro-chefe da empresa é o programa Parceiros para Excelência (PAEX), focado em médias e grandes empresas, enquanto o PAN (Parceria para Aceleração dos Negócios), é voltado para atender negócios de pequeno porte. “ Ajudamos as empresas a terem seu processo decisório da forma mais acurada possível, através de ferramentas, dados, informações de mercado e metodologias, mas cada uma delas adota a sua própria estratégia ”, explica o fundador da RS. “ As soluções da FDC trabalham tudo o que uma empresa precisa em termos de estratégia, gestão e governança ”, acrescenta.
Que tipo de solução adotar, para onde crescer, o que não fazer, qual o foco principal das ações nos próximos cinco anos? Essas são algumas reflexões que ajudam os empresários a definirem grandes marcos que desejam atingir.
“ Nós desdobramos a estratégia em planos de ação, indicadores de performance e projetos estratégicos para os próximos doze meses. Feito isso, realizamos o acompanhamento da execução estratégica, o que é de fundamental importância para garantir o atingimento dos objetivos da empresa” , explica Ricardo. “Em paralelo, identificamos as principais dificuldades da empresa nas diversas áreas da gestão (financeiro, pessoas, processos, marketing, comercial) e apoiamos a empresa com a aplicação de ferramentas por professores especialistas em cada área.”
“ No modelo de parcerias empresariais (PAEX e PAN) e programas customizados, evoluímos, nesses dez anos de trabalho, de sete para 56 empresas ativas” , revela. Atualmente são 33 empresas atendidas no Distrito Federal, 20 no Mato Grosso do Sul e três no noroeste de Minas Gerais.
A RS Gestão é uma das 23 associadas da Fundação Dom Cabral, em que cada uma é responsável pelo relacionamento com o mercado e operacionalização dos programas em sua região de atuação. Assim, a FDC consegue manter o seu padrão de atuação, seguindo as mesmas metodologias e com uma ampla rede de professores que atuam nas diversas regiões do País.
Nesse sentido, a FDC aumentou o escopo de trabalho da RS ao longo dos dez anos e também as regiões onde passou a operar. Além do Distrito Federal, com início em 2015, Salerno assumiu as operações do noroeste de Minas Gerais em 2019, e do Mato Grosso do Sul, em 2021.
Uma das grandes novidades de 2024 na RS Gestão foi o início de duas turmas de pós-graduação, sendo uma em Brasília, com foco em Gestão de Negócios, e outra em Campo Grande (MS), com ênfase em Gestão da Saúde.
Outra notícia importante é o início do trabalho da RS no que se chama Educação Social da FDC. Por meio do programa “Pra Frente”, a empresa leva a sua expertise de mais de dez anos e os conceitos de gestão para microempreendedores com pouco acesso a esse tipo de conhecimento. A iniciativa para MEIs teve início em Campo Grande, com a inauguração da Casa do Empreendedor, e deve chegar ao Distrito Federal em 2025.
Também para 2025, a RS Gestão lançará um programa de Especialização em Gestão da FDC em que o estudante poderá escolher entre cinco ênfases: Negócios, Marketing, Pessoas e Liderança, Projetos ou Finanças. Além disso, já no início do ano, a escola apresentará programas abertos de curta duração, trazendo capacitação em Gestão Comercial, Liderança, Gestão Econômico Financeira e Desenvolvimento de Conselheiros.
“ Eu sempre acreditei que a educação é a forma de transformar as pessoas, as empresas e a sociedade ”, afirma Ricardo Salerno.
The post RS Gestão Empresarial e Fundação Dom Cabral celebram parceria de dez anos; conheça mais sobre o trabalho first appeared on GPS Brasília - Portal de Notícias do DF .