Cerca de 250 mulheres se reuniram na tarde dessa quinta-feira (21), na Câmara Legislativa do Distrito Federal, para o Women Development Summit (WDS), um evento que promove debates sobre inovação, liderança e outras questões que envolvem o universo do empreendedorismo feminino.
O evento surgiu em 2023 a partir da iniciativa da deputada Paula Belmonte de criar a Semana Nacional do Empreendedorismo Feminino no Brasil, em novembro, instituída pela Lei Federal 14.667/2023.
De acordo com dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), a unidade federativa tem atualmente 105,3 mil negócios comandados por mulheres, e 10,3 milhões de empreendedoras femininas, o que corresponde a 35% da população da capital federal.
Assim, o WDS foi pensado para criar redes de contatos para estimular mulheres a empreenderem cada vez mais, além de difundir importantes debates a partir de palestras enriquecedoras com especialistas em diversas áreas.
“Estamos aqui, unidos, para fortalecer mais mulheres para que elas possam transformar e serem transformadas. Essa consciência do capitalismo consciente é uma transformação financeira, mas também de espírito”, afirmou Belmonte.
Em sua segunda edição, o evento contou com a presença de mulheres que representam diferentes vertentes do empreendedorismo no Distrito Federal, no Brasil e no mundo. A programação teve início com a palestra de Rosilda Prates, do Grupo Mulheres do Brasil, que falou sobre inteligência artificial e inovação nos negócios.
A palestrante dividiu o palco com a sócia-fundadora do Grupo Sabin, Janete Vaz, e ainda convidou ao palco uma das mulheres que estava na plateia para compartilhar sobre sua experiência como empresária.
Em seguida, foi a vez da tão aguardada palestra de Nilima Bhat, escritora indiana reconhecida por seu trabalho em cultura organizacional e valores de liderança feminina. Em uma passagem de vinte dias pelo Brasil, ela falou sobre o movimento do capitalismo consciente, que consiste em uma prática na condução de negócios que não se importa apenas com a geração de lucro, renda e empregos, mas com valores de bem-estar social também. Além disso, com um discurso inspirador e empoderador para as mulheres, a especialista em liderança destacou a importância e o impacto do autoconhecimento:
“Não há sucesso do lado de fora sem uma transformação no lado de dentro, porque o líder que você é é a pessoa que você é”, afirmou. “Somente mudando como indivíduo há sucesso como líder. É um trabalho interno”, reforçou.
A última palestra do WDS foi ministrada pelo empresário e sócio da Science Play, Brunno Falcão, que falou sobre crescimento exponencial, Internet das Coisas e revolução tecnológica. “ O grande objetivo da inovação é a democratização, para que mais pessoas tenham acesso à informação nesse mundo de crescimento exponencial ”, disse.
E para encerrar a tarde de tantas trocas e experiências, o SEBRAE homenageou três empresárias de Brasília com o Prêmio Mulher de Negócios, que reconhece a força feminina no mercado de trabalho. O momento foi apresentado pela presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), Beatriz Guimarães.
Na categoria Microempreendedor Individual (Mei), Karol Stahr conquistou o primeiro lugar, enquanto Ana Beatriz Aires Portela de Sousa garantiu o prêmio na área de Ciência e Tecnologia, e Gabriela Franco Speziali venceu em Pequenos Negócios.
The post Nilima Bhat no WDS: “Não há sucesso do lado de fora sem transformação interior” first appeared on GPS Brasília - Portal de Notícias do DF .
** Portal de Notícias do DF dentro do iG