A exposição Espelhos D’Água , da artista plástica Vera Reichert, está em cartaz no Museu de Arte de Brasília (MAB) desde o mês de agosto e, agora, foi prorrogada até o dia 16 de dezembro. A mostra, com curadoria de André Venzo, oferece uma nova perspectiva sobre a água e sua presença vital nos diferentes biomas, por meio de fotografias subaquáticas, instalações interativas e esculturas.
Conhecida por sua dedicação de mais de três décadas à temática da água, Vera Reichert apresenta na exposição mais de 30 obras que vão além do contemplativo, com peças que instigam uma reflexão profunda sobre a beleza e a fragilidade dos ecossistemas aquáticos. “ Minha família sempre esteve envolvida com esportes aquáticos e, como mergulhadora, o fundo do mar se tornou minha principal fonte de inspiração ”, explica a artista em entrevista exclusiva ao GPS|Brasília .
Natural do município Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul, ela conta que começou a fotografar o ambiente submarino ao perceber os efeitos do aquecimento global nos corais, assim como as manchas formadas pela floração de algas em rios e lagoas despertaram seu interesse.
“ Desde o início, a água se tornou o tema central da minha pesquisa poética. Assim, passei a explorar outras formas de expressão artística, como fotografia, vídeo e esculturas em elastômeros ”, comenta.
Professora de Línguas por oito anos, Vera interrompeu sua carreira para cuidar dos filhos, período em que conseguiu se dedicar à prática do desenho e da pintura, uma paixão que sempre desejou explorar. Aos 32 anos, em 1981, começou a frequentar ateliês de artistas em São Paulo e no Rio Grande do Sul, onde aprendeu técnicas de desenho, aquarela e pintura.
Desde então, já participou de mais de 200 exposições coletivas e 34 individuais, que foram realizadas em seu ateliê , centros culturais e instituições públicas estaduais e federais.
Com sua arte, a artista plástica tem o intuito de chamar atenção para uma maior responsabilidade ecológica e para os impactos da ação humana na natureza. “ Acredito que, para minimizar os efeitos da poluição, é fundamental que todos compreendam que suas atitudes podem provocar mudanças significativas ”, ressalta.
“ O cuidado com o meio ambiente é essencial para nossa sobrevivência neste planeta. Então, meu objetivo é sensibilizar as pessoas para que novos encantamentos floresçam, promovendo uma renovação constante. Somente assim a vida ganha verdadeiro sentido ”, acredita.
Para o curador da mostra, “ a água nas obras de Vera Reichert é como uma extensão do divino, do humano e do natural, nos revelando sua própria magia e estabelecendo uma troca constante de energia com o observador ”.
A exposição Espelhos D’Água é uma experiência imperdível para aqueles que desejam mergulhar na beleza, na complexidade e na importância da água por meio da arte e do olhar poético da artista. É uma jornada que combina estética e reflexão, incentivando a conscientização sobre a preservação e o uso sustentável dos recursos hídricos.
Serviço
Exposição Espelhos D’Água
, de Vera Reichert
Data: até 16 de dezembro
Visitação: de quarta a segunda-feira, das 10h às 19h
Local: Museu de Arte de Brasília (MAB)
Endereço: SHTN Trecho 1, projeto Orla Polo 03, Lote 05, SHTN Trecho 1 – Brasília, DF
Entrada: gratuita
Classificação: livre
The post Vera Reichert: “meu objetivo é sensibilizar as pessoas para que novos encantamentos floresçam” first appeared on GPS Brasília - Portal de Notícias do DF .
** Portal de Notícias do DF dentro do iG