O Partido Socialismo e Liberdade (PSol) enviou ao Supremo Tribunal Federal ( STF ), nesta terça-feira (19), dois pedidos de prisão contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o general Braga Netto. Durante a administração de Bolsonaro, Braga Netto atuou como ministro da Defesa e da Casa Civil e foi candidato a vice na chapa de reeleição em 2022.
As petições foram encaminhadas após a Polícia Federal prender um grupo acusado de planejar um golpe de Estado e atentar contra a vida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
Além dos pedidos de prisão, o PSol solicitou buscas e apreensões contra Bolsonaro e Braga Netto, bem como a quebra de seus sigilos telefônicos.
Implicações
Segundo o partido, os pedidos são fundamentados pelo suposto papel de Bolsonaro e Braga Netto como incentivadores de ações golpistas que teriam culminado nos atos de 8 de janeiro e no planejamento de um golpe de Estado. Os parlamentares do PSol afirmam que os investigados desempenharam papel central na conspiração que ameaçou a estabilidade democrática no país.
Bolsonaro e Braga Netto têm reiteradamente negado envolvimento em qualquer planejamento de golpe de Estado após a vitória de Lula nas eleições de 2022.
The post PSol pede prisão de Bolsonaro e Braga Netto por suposto incentivo a golpistas first appeared on GPS Brasília - Portal de Notícias do DF .