Pela primeira vez a Ópera de Paris tem uma brasileira na companhia. Luciana Sagioro é mineira, de Juiz de Fora, e está em cartaz com o espetáculo Mayerling, no Palais Garnier. Os próximos da lista são Paquita e A Bela Adormecida , que estreiam em dezembro e janeiro.
Há um ano na companhia, com atuação, inclusive, como solista, desde os três anos de idade a paixão pela dança se fez presente na vida de Luciana. Aos nove, fez uma aula experimental na Petite Danse, no Rio de Janeiro, encantou as professoras, e decidiu, em conjunto com a família, se mudar para a cidade carioca.
Começou a participar de festivais e não demorou muito para sair do País. Em Nova York, nos Estados Unidos, a bailarina participou do YAGP 2018 e ficou entre as 12 melhores do mundo, com apenas 12 anos de idade. Em 2021, se inscreveu para o Prix de Lausanne, na Suíça, e foi uma das 70 escolhidas para representar o Brasil.
Ficou em terceiro lugar na competição e foi eleita a melhor bailarina, por performance artística, pelo público. O evento abriu as portas para conseguir a bolsa para Paris, onde fechou um contrato vitalício, até os seus 42 anos, quando da aposentadoria das bailarinas na França.
A Ópera de Paris é uma das companhias mais importantes e a mais antiga do mundo. Foi fundada em 1669 por Luís XIV da França, como a Académie d’Opéra, e já recebeu os maiores espetáculos e os principais nomes do balé clássico.
The post Saiba quem é a primeira bailarina brasileira da Ópera de Paris first appeared on GPS Brasília - Portal de Notícias do DF .