A partir de 4 de novembro, o Ministério da Saúde irá modificar o esquema de vacinação contra a poliomielite , substituindo as duas doses de reforço da vacina oral bivalente (VOPb) por uma dose da vacina inativada (VIP), que é aplicada via injeção. A decisão foi amplamente debatida durante uma reunião da Câmara Técnica Assessora em Imunizações (CTAI) e conta com o apoio de sociedades científicas, além de representantes dos Conselhos Nacionais de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), com supervisão da Opas e da OMS. O principal objetivo da mudança é alinhar o esquema de vacinação brasileiro com as práticas adotadas em países como os Estados Unidos e várias nações europeias.
O novo esquema vacinal incluirá três doses da VIP, que serão aplicadas aos 2, 4 e 6 meses de idade, seguidas por uma dose de reforço aos 15 meses. Assim, o calendário atualizado será: 1ª dose aos 2 meses; 2ª dose aos 4 meses; 3ª dose aos 6 meses; e reforço aos 15 meses. O Ministério da Saúde já enviou orientações para que estados e municípios se preparem para a implementação dessas novas diretrizes.
Zé Gotinha continua em ação
Criado na década de 1980, o personagem Zé Gotinha se tornou um símbolo na luta contra a poliomielite e hoje também representa a prevenção de outras doenças evitáveis por vacinação, como o sarampo. Apesar da mudança para a versão injetável da vacina contra a poliomielite, Zé Gotinha seguirá como figura-chave nas campanhas de imunização.
“Zé Gotinha é um símbolo universal no trabalho de salvar vidas e um aliado fundamental na educação e no combate à desinformação. Este ano, ele foi premiado com o iBest, se destacando entre as personalidades do universo digital. Ele continuará firme nas ações de conscientização”, declarou Eder Gatti, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI).
The post Vacina contra poliomelite passará a ser aplicada via injeção first appeared on GPS Brasília - Portal de Notícias do DF .