Camarões, Paraguai e Armênia estão entre os 10 países para se conhecer em 2025
GPS Brasília
Pensando em viajar para o exterior em 2025? Que tal explorar destinos
não tão convencionais, como Camarões, Paraguai ou Armênia? Pois saiba que esses países estão entre os 10 melhores países para se conhecer em 2025, de acordo com o livro Best In Travel 2025, publicado pela Lonely’s Planet.
No ranking, Camarões
aparece em primeiro lugar. No ano que vem, o país africano celebra o 65º aniversário de sua independência, o que atrai merecida atenção às suas belezas naturais, como a praia de Kribi e as cidades de Douala e Yaoundé, que pulsam com a trilha sonora eclética extraída dos ritmos de rumba da África Central.
Monumento de Reunificação na cidade de Yaounde
Na Europa, a Lituânia
se destaca pela conservação e sustentabilidade de suas cidades. O país aparece em segundo lugar no ranking e foi nomeado como a Capital Verde Europeia de 2025. O próximo ano é ideal para explorar as florestas protegidas, lagos e dunas de areia ao longo do Mar Báltico. Além disso, a capital, Vilnius, que tem 61% de sua área coberta por espaço verdes, também merece uma visita.
A capital, Vilnius
Fiji
é o terceiro destino da lista dos melhores países para se visitar em 2025. O arquipélago, composto por 330 ilhas, está localizado na Oceania, acima da Nova Zelândia, e preza pela proteção de seu diverso e frágil ecossistema, que está no centro de uma iniciativa de preservação que incentiva o plantio de corais e manguezais. Cachoeiras, mergulho e imersão na natureza são as principais características do turismo em Fiji.
Ilha da Tartaruga, em Fiji
Para quem sonha em conhecer a Ásia mas não gosta de multidões, Laos
é o destino perfeito. Com um forte turismo ecológico, lá, os turistas podem curtir ciclismo, tirolesa, tubulação, escalada e trekking, além de participar de cerimônias tradicionais e, em poucas horas, chegar à agitada província de Yunnan, no sudoeste da China, em uma viagem na recém-lançada ferrovia internacional de alta velocidade.
O Cazaquistão
é um destino imersivo para viajantes em busca de uma aventura intocada, repleta de beleza natural, história e cultura. Os amantes de caminhadas vão adorar as muitas trilhas do Parque Nacional Sairam-Ugam, que não é lotado de turistas. Visite Shymkent, conhecida por alguns dos melhores pratos do país, ou veja Almaty, a antiga capital, para conhecer a herança soviética do Cazaquistão.
Parque Nacional Sairam-Ugam
Primeiro país da América do Sul a aparecer no ranking, o Paraguai
tem muito a oferecer, desde a floresta de Chaco, onde podem ser avistados onças-pintadas e tamanduás-bandeira, até os pequenos povoados e cachoeiras. Em sexto lugar na lista, o país conta também com praias no Rio Paraná e uma capital com uma arquitetura eclética.
Palacio de López, em Assunção
Na sétima colocação do ranking aparece Trinidad & Tobago
, no Caribe, um país que mistura diversas referências e culturas, com influências africanas, do leste asiático, francesas, espanholas, inglesas, holandesas, chinesas e indígenas. Uma das principais atrações do país é, assim como no Brasil, o Carnaval, que, no ano que vem, ocorre nos dias 3 e 4 de março.
Talvez o menos conhecido da lista, Vanuatu
, na Oceania, recebe menos de 45 mil turistas por ano. A ilha, praticamente intocada, é rodeada de praias desertas, pontilhada por vulcões e repleta de trilhas panorâmicas. Além disso, possui uma cultura bem diversa, dos Ni-Vanuatu, um povo melanésio de Vanuatu, também conhecido como Ni-Van.
2025 é o ano ideal para visitar a Eslováquia
, graças ao foco em aventuras ao ar livre, ecoturismo e diversos outros projetos de restauração que estão em andamento na capital, Bratislava, e em outras cidades. Além de muita riqueza cultural e histórica, o país também tem muita beleza natural, com cascatas, florestas de faias e as montanhas dos Cárpatos.
O décimo lugar da lista de melhores países para se conhecer em 2025 fica com a Armênia
, um destino muitas vezes deixado de lado pelos viajantes da Europa. Lá, é possível ver o sul do Cáucaso, visitar mosteiros deslumbrantes, caminhar pela nova Trilha Nacional Armênia ou até mesmo desfrutar de um delicioso vinho das vinícolas locais.