O papa Francisco disse, neste domingo (29), que os ataques de Israel em Gaza e no Líbano têm sido imorais e desproporcionais, e que a dominação militar ultrapassou as regras da guerra. Ele não mencionou Israel diretamente, no entanto, e disse que falava de forma geral, ao ser questionado sobre a morte de um dos membros fundadores do Hezbollah, Hassan Nasrallah .
Francisco afirmou que “a defesa deve sempre ser proporcional ao ataque” . Ele afirmou ainda que “um país que faz essas coisas – e estou falando de qualquer país – de uma forma superlativa, essas são ações imorais” , disse o papa.
“Todos os dias eu telefono para a paróquia de Gaza. Estão ali dentro, paróquia e colégio, mais de 600 pessoas e me contam as coisas que acontecem, inclusive as crueldades que acontecem ali. Não entendi bem como aconteceram as coisas, mas a defesa sempre deve ser proporcional ao ataque. Quando há algo desproporcional, se vê uma tendência dominadora que vai além da moralidade. Também na guerra há uma moralidade a preservar. A guerra é imoral, mas as regras de guerra implicam alguma moralidade. Mas quando isso não é feito, se vê o ‘sangue ruim’, como nós dizemos na Argentina” , concluiu o papa.
The post Papa afirma que ataques em Gaza e no Líbano são imorais e desproporcionais first appeared on GPS Brasília - Portal de Notícias do DF .
** Portal de Notícias do DF dentro do iG