Comissão da CLDF aprova projeto que revoga lei sobre exploração de estacionamentos
Caio Barbieri
Comissão da CLDF aprova projeto que revoga lei sobre exploração de estacionamentos

A Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana da Câmara Legislativa ( CLDF ) aprovou, na manhã desta quarta-feira (18), o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 29/2023, que revoga a Lei Complementar nº 692/2004. De autoria dos deputados Fábio Felix (PSOL), Dayse Amarílio (PSB), Max Maciel (PSOL) e Paula Belmonte (Cidadania), o projeto anula a legislação que regulamenta a exploração de estacionamentos em logradouros públicos do Distrito Federal, apontando seu caráter “genérico e autorizativo” como base para a revogação.

A proposta recebeu três votos favoráveis, com o deputado Gabriel Magno (PT) como relator, além dos parlamentares Fábio Felix e Max Maciel. O único voto contrário foi do deputado Martins Machado (Republicanos), que apresentou um parecer em separado, defendendo a manutenção da lei.

O PLC nº 29/2023 argumenta que a Lei Complementar 692/2004 contém falhas formais que dificultam a estruturação de Parcerias Público-Privadas (PPP) e carece de fundamentos jurídicos sólidos. “A norma que se pretende revogar traz disposições insuficientes para fundamentar a PPP sob o regime de permissão ou concessão”, explica o texto da proposta, citando também manifestações do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT) sobre a inconstitucionalidade da norma.

O relator Gabriel Magno destacou que “a LC 692/2004 possui vício formal de inconstitucionalidade, pois regula matéria de iniciativa privativa do chefe do Poder Executivo, o que é respaldado pela jurisprudência do TJDFT”. Ele também ressaltou que a revogação da lei permitirá ao Legislativo criar novas normas mais detalhadas, caso seja necessário retomar a discussão sobre a exploração dos estacionamentos públicos.

O deputado Fábio Felix defendeu a revogação, alegando que o governo do Distrito Federal (GDF) tem a intenção de privatizar os estacionamentos públicos sem diálogo com a sociedade. “O GDF quer privatizar os estacionamentos sem discussão e baseado em uma lei genérica de 2004”, criticou Felix. Ele também ressaltou que a legislação atual não garante que os recursos arrecadados sejam reinvestidos em mobilidade urbana, como melhoria no transporte público.

O PLC nº 29/2023 ainda passará por análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de ser votado no plenário da Câmara Legislativa.

Com informações da CLDF

The post Comissão da CLDF aprova projeto que revoga lei sobre exploração de estacionamentos first appeared on GPS Brasília - Portal de Notícias do DF .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!