Com recomendações, TCU aprova contas do governo Lula

Órgão sugeriu contrapartidas para as empresas beneficiadas pela desoneração da folha de pagamentos, como a manutenção ou aumento de empregos formais

Aprovação aconteceu com unanimidades
Foto: Redação GPS
Aprovação aconteceu com unanimidades

O Tribunal de Contas da União ( TCU ) aprovou, por unanimidade, as contas do primeiro ano do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) , nesta quarta-feira (12). O presidente do tribunal, Bruno Dantas, destacou a importância do compromisso com a responsabilidade fiscal para garantir um desenvolvimento sustentável e inclusivo no futuro.

O relator Vital do Rêgo sugeriu a aprovação das contas com ressalvas, apontando “distorções contábeis” no Balanço-Geral da União e “indícios de irregularidades” na concessão de benefícios tributários. Ele alertou para o alto valor das desonerações fiscais em 2023 e recomendou medidas de controle e transparência para o próximo exercício.

Além disso, o relator propôs que novas concessões de benefícios tributários sejam impedidas enquanto houver déficits primários. Ele também sugeriu contrapartidas para as empresas beneficiadas pela desoneração da folha de pagamentos , como a manutenção ou aumento de empregos formais.

A situação de calamidade no Rio Grande do Sul, impactado por enchentes e 175 mortes registradas até o momento, foi destacada pelo ministro Augusto Nardes. Ele solicitou um capítulo específico sobre o impacto da reconstrução do estado nas contas públicas de 2024, medida acolhida pelo relator Vital do Rêgo.

The post Com recomendações, TCU aprova contas do governo Lula first appeared on GPS Brasília - Portal de Notícias do DF .

** Portal de Notícias do DF dentro do iG