Pra quem não viu: Pequena cidade francesa faz queda de braço com gigante do comércio; e vence!

Uma cidade da França se mobilizou e comprou briga com uma poderosa rede de supermercados: o Carrefour. O FLIPAR mostrou e relembra o caso.
Uma cidade da França se mobilizou e comprou briga com uma poderosa rede de supermercados: o Carrefour. O FLIPAR mostrou e relembra o caso. . Foto: Reprodução: Flipar
Trata-se de Sevran, pequena cidade que fica 18 km a nordeste de Paris, às margens do Rio Morée. Sevran ocupa uma área de apenas 7,2 km² e tem cerca de 52 mil moradores. . Foto: Reprodução: Flipar
Sevran está localizada na região de Île-de-France, no departamento de Seine-Saint-Denis. Conhecida por sua diversidade cultural, a cidade possui projetos de revitalização urbana e enfrenta desafios sociais típicos de áreas metropolitanas.. Foto: Reprodução: Flipar
O comércio em Sevran é diversificado, com destaque para pequenos negócios, mercados locais e lojas de bairro que atendem à comunidade multicultural. Por isso, a população se mobilizou contra a chegada do Atacadão, que iria se estabelecer na cidade. . Foto: Reprodução: Flipar
O Atacadão é uma rede de atacarejo que pertence ao Carrefour. Na visão dos moradores e comerciantes, a chegada do poderoso afetaria o comércio local e os empregos. . Foto: Reprodução: Flipar
A cidade busca revitalizar suas áreas comerciais, promovendo iniciativas para modernizar o setor e atrair mais visitantes, injetando recursos nos negócios da população local. . Foto: Reprodução: Flipar
Os moradores fizeram um abaixo-assinado e, além do prefeito, eles também receberam apoio de outros políticos para tentar barrar o empreendimento. . Foto: Reprodução: Flipar
A deputada Clémentine Autain afirmou que o mercado seria um problema para a economia local e que deveria ser barrado. Em 2024, ela foi reeleita deputada pela 11ª circunscrição de Seine-Saint-Denis. É engajada em questões sociais e ambientais. . Foto: Reprodução: Flipar
A gritaria dos moradores e comerciantes foi tanta que o Carrefour anunciou a desistência do empreendimento. . Foto: Reprodução: Flipar
A rede trabalha com dois formatos de lojas. Uma delas tem autosserviço destinado a consumidores de uma forma geral.. Foto: Reprodução: Flipar
A outra é uma central de distribuição/atacados: destinado a grandes empresas, comerciantes e grandes lojistas.. Foto: Reprodução: Flipar
O Atacadão foi comprado em 2007 pelo Grupo Carrefour por R$ 2,2 bilhões. Seu público-alvo inclui comerciantes, como donos de mercearias, bares e restaurantes, além de consumidores finais que buscam economizar comprando em maior quantidade. . Foto: Reprodução: Flipar
O Carrefour é uma rede internacional de hipermercados fundada na França em 1959. A multinacional é uma das maiores redes de varejo do mundo, presente em mais de 30 países.. Foto: Reprodução: Flipar
O Carrefour opera com diferentes modelos: Hipermercados (Lojas de grande porte com variedade de produtos alimentícios, eletrônicos, roupas, etc). Foto: Reprodução: Flipar
A rede também tem o Carrefour Pro (focado em atender empresas e profissionais, com condições especiais para negócios) e o E-commerce (vendas online com entrega em domicílio ou retirada em lojas). . Foto: Reprodução: Flipar
O Carrefour concentra seus negócios majoritariamente na França, onde estão cerca de 45% de suas operações globais, seguido pela Espanha (13%), Brasil (10%) e Bélgica (7%). . Foto: Reprodução: Flipar
O Carrefour ocupa uma posição de destaque no Brasil, sendo considerado a maior empresa de varejo do país, com um faturamento de R$ 108 bilhões em 2022.. Foto: Reprodução: Flipar