Eurotúnel: Marco da engenharia ganhou status de maior túnel submerso do mundo Home Último Segundo Parceiros Flipar Eurotúnel: Marco da engenharia ganhou status de maior túnel submerso do mundo Flipar 25/10/2024 08:22 O canal da Mancha é um braço de mar que faz parte do Atlântico e separa a ilha da Grã-Bretanha do norte da França. No dia 29/3/1987, a então primeira-ministra britânica Margaret Thatcher e o presidente da França, François Mitterrand, assinaram o acordo para construir o chamado Eurotúnel.. Foto: Reprodução: Flipar Os planos de uma conexão direta entre a Grã-Bretanha e o continente surgiram ainda no início do século XIX, mas as Guerras Napoleônicas (1803 a 1815) impediram que a ideia fosse adiante. Na foto, um novo projeto, idealizado em 1856.. Foto: Reprodução: Flipar Logo após a Segunda Guerra Mundial, projetos inovadores disputaram a chance de elaborar um caminho que pudesse encurtar a viagem e a distância entre as pontas do Canal da Mancha. Algo que culminou no projeto Eurotúnel em maio de 1994.. Foto: Reprodução: Flipar Em dezembro de 1984, o consórcio franco-britânico 1984 Euro Route foi fundado. O projeto foi baseado em uma ligação ferroviária e rodoviária, seguindo o princípio “ponte-túnel-ponte” já proposto em 1960.. Foto: Reprodução: Flipar O grupo France Manche apresentou seu projeto: um túnel de 50 km, dos quais 37 km estão sob o mar. Construído somente para ferrovias, ele tinha dois túneis para tráfego e um central para ventilação, uma plataforma de embarque de veículos em plataformas específicas e trens de dois andares.. Foto: Reprodução: Flipar Em 6 de maio de 1994, a 100 metros debaixo da água, a Rainha Elizabeth II e François Mitterrand inauguraram o Eurotúnel, um verdadeiro feito da tecnologia marítima e da diplomacia desde os tempos de Napoleão.. Foto: Reprodução: Flipar O canal da Mancha tem aproximadamente 563 km (350 milhas) de comprimento e sua parte mais larga é de 240 km (150 milhas). Seu ponto mais estreito (de Dover) tem apenas 33 km (20 milhas), de Dover até o cabo Gris Nez. . Foto: Reprodução: Flipar Ele se tornou o maior túnel submerso do planeta na era moderna. Sendo um exemplo de como o avanço da engenharia pode expandir horizontes e contribuir para o desenvolvimento econômico da sociedade.. Foto: Reprodução: Flipar Para se ter uma ideia, 26% das mercadorias comercializadas entre o Reino Unido e a Europa Continental passam pelo Eurotúnel, o que representa um valor de 138 bilhões de euros por ano.. Foto: Reprodução: Flipar Antes de sua construção, para ir de Londres a Paris era preciso percorrer um trajeto de cerca de seis ou sete horas, por meio de trem e de balsa. Com o Eurotúnel, é possível fazer a mesma viagem em duas horas e meia – de trem.. Foto: Reprodução: Flipar Em seis anos de obras, o investimento chegou a 4,65 bilhões de libras (R$ 67,6 bilhões na cotação atual). As escavações, feitas com máquinas de alta tecnologia, empregaram 15 mil trabalhadores e levaram sete anos para serem concluídas. . Foto: Reprodução: Flipar Em 1990, um ato simbólico marcou o andamento das obras. Na metade do túnel, os mineiros Graham Fagg e Phillippe Cozzette trocaram as bandeiras dos seus países . Foto: Reprodução: Flipar Uma ponte–túnel também pode ser chamada de ligação fixa ou cruzamento fixo. Ela é uma conexão permanente e ininterrupta através de um corpo de água, por estrada ou caminho-de-ferro, que utiliza uma combinação de pontes, túneis e faixas de rodagem. . Foto: Reprodução: Flipar Para atravessar um corpo de água, a construção de um túnel é geralmente uma solução mais dispendiosa que a construção de uma ponte. No entanto, os requisitos poderão limitar o uso de pontes elevadas ou levadiças ao cruzar os canais de navegação, tornando necessário o uso de um túnel.. Foto: Reprodução: Flipar Conheça nas próximas imagens alguns dos Túneis Subaquáticos do mundo, que procuram desafogar o trânsito e trazer alternativas para a aproximação de duas cidades ou países. . Foto: Reprodução: Flipar Além do Eurotúnel, outros túneis subaquáticos se espalharam pelo mundo. Um deles é a da baía de Jiaozhou, rodoviário submarino, localizado em Shandong, no leste da China. Fica na baía de Kiauchau, conectando o distrito de Huangdao com a cidade de Qingdao.. Foto: Reprodução: Flipar O Túnel da baía de Jiaozhou tem 9,47 quilômetros de extensão, incluindo um trecho que se localiza abaixo do nível do mar. Começou a ser construído em 27 de dezembro de 2006 e foi aberto à comunidade em 1 de julho de 2011, dois meses depois do previsto.. Foto: Reprodução: Flipar A Ligação Fixa do Estreito de Fehmarn, por sua vez, é um túnel projetado para a realização de uma ligação fixa da travessia do Estreito de Fehmarn, entre a Dinamarca e a Alemanha. Femern Bælt fica na parte ocidental do Mar Báltico que liga a Baía de Quiel e a Baía de Meclemburgo. . Foto: Reprodução: Flipar A ligação marítima entre as duas ilhas é efetuada pela Scandlines, através dos portos de Puttgarden e de Rødby. Prevê-se que a partir 2029 a ilha dinamarquesa de Lolland e a ilha alemã de Fehmarn serão conectadas diretamente.. Foto: Reprodução: Flipar O Seikan é um longo túnel ferroviário sob o estreito de Tsugaru, no Japão e, atualmente, o segundo mais longo do mundo, com 65,23 quilômetros. Em 15 de outubro de 2010, o Túnel de base de São Gotardo chegou à marca de 57 km.. Foto: Reprodução: Flipar Inaugurado em 1988, o túnel Seikan é um pouco mais longo do que o Eurotúnel e contém um trecho de 23,3 quilômetros sob o leito marinho. . Foto: Reprodução: Flipar Conecta a prefeitura de Aomori, na ilha japonesa de Honshu, e a ilha de Hokkaido, como parte da linha Kaikyo do sistema ferroviário japonês.. Foto: Reprodução: Flipar Um túnel foi construído entre 1988 e 1992 na Baía de Sydney com o objetivo de desafogar o tráfego na Ponte da Baía de a capital australiana. O túnel conecta Warringah Freeway à Cahill Expressway. Em 2005 o túnel registrou um tráfego de 86800 veículos por dia.. Foto: Reprodução: Flipar Eurotúnel Ponte–túnel