Os jacarés mais raros do mundo são os leucísticos, com pele branca e olhos azuis. Eles não têm a cor verde ou preta típica dos outros, mas podem ter manchas. Reprodução: Flipar
Essa incomum variação genética se chama leucismo e faz com que a produção de melanina seja deficiente, o que se traduz na pele translúcida.  Diferentemente de jacarés albinos, que têm olhos vermelhos ou rosados, os leucísticos têm olhos claros, geralmente azuis, podendo ser acinzentados. Sua pele sensível à luz solar e exposição prolongada pode causar queimaduras. Reprodução: Flipar
Em março de 2024, a equipe de veterinários de um zoológico, nos Estados Unidos, precisou fazer uma cirurgia de emergência para remover dezenas de moedas do estômago de um jacaré desse tipo.  Reprodução: Flipar
O caso aconteceu no zoológico de Omaha, no estado do Nebraska, na região central dos Estados Unidos. O Zoológico Henry Doorly é um dos mais renomados e  visitados dos Estados Unidos. Ele é famoso por suas inovações em exibições e conservação de espécies. 
 Reprodução: Flipar
Durante um exame de rotina, os funcionários detectaram a presença dos objetos de metal no corpanzil do jacaré de 36 anos. 
 Reprodução: Flipar
Batizado pelo estabelecimento de Thibodaux, o enorme réptil branco foi sedado para a passagem dos instrumentos cirúrgicos por sua boca.  Reprodução: Flipar
No procedimento, a equipe recorreu a uma câmera e retirou com sucesso cerca de 70 moedas das entranhas do jacaré.
 Reprodução: Flipar
Em comunicado à imprensa, Christina Ploog, veterinária do zoológico, explicou que a câmera foi essencial para localizar as moedas com precisão.
 Reprodução: Flipar
A suspeita da direção do zoológico de Omaha é que as moedas tenham sido atiradas por visitantes no reduto reservado a Thibodaux. 
 Reprodução: Flipar
A ocorrência serviu para o local reforçar um alerta:  “Os turistas não devem jogar moedas em nenhum corpo d’água do zoológico”, ressaltou o estabelecimento em comunicado. 
 Reprodução: Flipar
O Zoológico e Aquário de Omaha tem sob sua responsabilidade dez jacarés americanos. Eles estão entre os animais que atraem a curiosidade de visitantes nas excursões educativas programadas pe instituição. 
 Reprodução: Flipar
Jjacarés leucísticos machos como Thibodaux chegam a 3,4 metros na idade adulta. A sua expectativa de vida, em ambiente protegido, é a mesma de um jacaré comum, chegando à faixa de 65 a 80 anos. 
 Reprodução: Flipar
Mas, quando está na natureza, o leucístico geralmente vive menos, pois sua pele branca o torna mais vulnerável aos predadores. E a exposição ao sol provoca problemas no animal.  Reprodução: Flipar
Esses jacarés só existem nos EUA e, além do zoo em Omaha, eles estão abrigados principalmente no Aubudon, em Nova Orleans Reprodução: Flipar
Em dezembro de 2023, o Parque de Répteis de Gatorland, em Orlando, na Flórida, registrou o nascimento de um jacaré branco fêmea leucístico. Ele tornou-se o terceiro jacaré desse tipo no parque. 
 Reprodução: Flipar
Jamais havia ocorrido o registro (acompanhamento) do nascimento de um jacaré leucístico no mundo. E o caso teve repercussão internacional. 
 Reprodução: Flipar

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!