Popularidade: Marcas que se tornaram sinônimo de produto no Brasil

No Brasil, algumas marcas alcançaram tamanha popularidade que se tornaram sinônimo de produto. Por isso, mesmo quando a pessoa compra de outra marca, chama o produto pelo nome da concorrente. O Flipar mostra algumas delas a seguir!
No Brasil, algumas marcas alcançaram tamanha popularidade que se tornaram sinônimo de produto. Por isso, mesmo quando a pessoa compra de outra marca, chama o produto pelo nome da concorrente. O Flipar mostra algumas delas a seguir! . Foto: Reprodução: Flipar
Band-Aid - Marca de bandagem adesiva para pequenas feridas ou cortes. Foi criada em 1920 pela empresa americana Johnson e Johnson. . Foto: Reprodução: Flipar
Bombril - Marca de esponjas de aço criada pelo empresário Roberto Sampaio Ferreira em 1948. O slogan “1.001 utilidades” apresentado pelo ator Carlos Moreno, seu garoto-propaganda por 35 anos, deu muita popularidade ao nome. . Foto: Reprodução: Flipar
Catupiry - Marca brasileira de requeijão criada em 1911, passou a designar no dia a dia um tipo de queijo cremoso presente em pizzas, lanches e pratos diversos. . Foto: Reprodução: Flipar
Chiclets - Marca da americana Adams, virou sinônimo para qualquer goma de mascar. . Foto: Reprodução: Flipar
Cotonetes - Assim com o band-aid, é o nome de uma marca exclusiva da Johnson e Johnson, mas passou a ser referência para toda haste flexível para limpeza dos ouvidos. . Foto: Reprodução: Flipar
Danone - Nome de uma multinacional de produtos alimentícios, é empregado informalmente para designar iogurtes em geral. . Foto: Reprodução: Flipar
Durex - Marca de fita adesiva fabricada pela empresa homônima, transformou-se em nome genérico do produto. . Foto: Reprodução: Flipar
Gillette - Marca da corporação norte-americana Procter e Gamble, popularizou-se como termo para qualquer aparelho de barbear (em geral, grafado como Gilete). . Foto: Reprodução: Flipar
Isopor - Marca registrada da Knauf para artigo da família dos plásticos, passou a designar o polímero EPS, presente no acondicionamento de produtos e com outras finalidades. . Foto: Reprodução: Flipar
Leite Moça - Fabricada pela Nestlé, a marca de leite condensado passou a nominar informalmente a guloseima. . Foto: Reprodução: Flipar
Leite Ninho - Marca de leite de pó da Nestlé que também alcançou o “status” de nome do produto. . Foto: Reprodução: Flipar
Maizena - Marca de amido de milho da Unilever. No Brasil, usa-se maisena para se referir genericamente ao produto. . Foto: Reprodução: Flipar
Modess - Marca da Johnson e Johnson (olha ela aí de novo!), tornou-se sinônimo de absorvente feminino. . Foto: Reprodução: Flipar
Miojo - Marca da japonesa Nissin, popularizou-se como forma de designar o macarrão instântaneo. . Foto: Reprodução: Flipar
Ray-Ban - Marca de óculos de sol, é outro caso em que o nome passou a batizar o produto independentemente da fabricante. . Foto: Reprodução: Flipar
Rimmel - Marca fundada pela House of Rimmel, tornou-se sinônimo de cosmético feminino para os cílios (grafado como rímel). . Foto: Reprodução: Flipar
Sucrilhos - Marca de cereal matinal produzido pela Kellogg Company - muito famosa pela mascote tigre Tony. . Foto: Reprodução: Flipar
Tupperware - Marca de recipientes plásticos para armazenar alimentos lançada em 1946 e presente no mundo todo. No Brasil, passou a nomear produtos similares. . Foto: Reprodução: Flipar
Uber - Marca de plataforma de transporte privado urbano, tomou tamanha proporção que virou sinônimo para qualquer aplicativo do gênero no mercado. . Foto: Reprodução: Flipar
Yakult - Marca japonesa de bebida láctea fermentada que contém lactobacilos (gênero de bactérias) vivos. Sua popularidade fez as pessoas referirem-se a probióticos variados como “yakult”. . Foto: Reprodução: Flipar
Xerox - Nome de uma empresa americana do setor de tecnologia da informação. Ficou conhecida mundialmente pela criação da fotocopiadora, o que fez o termo popularizar-se como sinônimo de reprodução de documentos por meio dessa máquina. . Foto: Reprodução: Flipar