A força econômica do Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados é uma das principais datas no comércio, com forte apelo para compras de presentes em todo o Brasil. De acordo com o Sebrae, o movimento nesta época só perde para o Natal e o Dia das Mães.
O Dia dos Namorados é uma das principais datas no comércio, com forte apelo para compras de presentes em todo o Brasil. De acordo com o Sebrae, o movimento nesta época só perde para o Natal e o Dia das Mães. . Foto: Reprodução: Flipar
Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e o Serviço de Proteção ao Crédito, a expectativa para este ano (2024) é de que a data movimente R$ 22,8 bilhões no setor varejista e na área de serviços. . Foto: Reprodução: Flipar
As duas instituições preveem, ainda, que quase 96 milhões de pessoas devem presentear os parceiros na data comemorativa. . Foto: Reprodução: Flipar
Um pesquisa da Ecglobal aponta que as pessoas entre 25 a 34 anos são as mais animadas com o Dia dos Namorados. 68% dos consumidores nessa faixa etária afirmam que vão comprar presentes. . Foto: Reprodução: Flipar
A mesma pesquisa mostra que 14% decidiram comprar produtos como presentes, enquanto 17% optaram por oferecer experiências, como um jantar ou um passeio, por exemplo. Já 62% juntam as duas coisas. . Foto: Reprodução: Flipar
Dentre as atividades que valem como presente, ir ao restaurante é a escolha de 70% dos entrevistados. Outras alternativas são jantar em casa, viajar, passear ao ar livre, ir o cinema ou a shows. . Foto: Reprodução: Flipar
Já entre os presentes em forma de produtos, os artigos de beleza e perfumaria lideram as preferências. E isso vale tanto para mulheres (68%) como pra homens (63%). . Foto: Reprodução: Flipar
79% dos entrevistados disseram que presentes personalizados - com os nomes das pessoas ou declarações impressas, por exemplo - são bem-vindos nesta época, pois trazem uma mensagem intimista de valor. . Foto: Reprodução: Flipar
A Neotrust, empresa especializada na análise de dados do mercado digital, informou que as vendas online aumentam bastante nas duas semanas anteriores à data. Este ano, cresceu 8,4%, o que representa um acréscimo de R$ 834,4 milhões.. Foto: Reprodução: Flipar
Segundo a Neotrust, o comércio virtual teve um crescimento de 12,7% no primeiro trimestre, e, se essa tendência se mantiver, o e-commerce deve faturar R$ 7,08 bilhões no Dia dos Namorados.. Foto: Reprodução: Flipar
A estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) vai ainda mais longe, com previsão de R$ 7,5 bilhões no comércio pela internet. . Foto: Reprodução: Flipar
A expectativa também é grande de grande movimentação nos shoppings. Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), afirmou que 81% dos shoppings estão otimistas com a data. E que devem fechar o período de 6 a 12 de junho com R$ 4,4 bilhões de faturamento.. Foto: Reprodução: Flipar
Muitas pessoas ainda preferem fazer a compra presencialmente nas lojas, para levar os produtos na hora. Quem deixou para comprar perto da data, principalmente, acaba precisando ir às lojas físicas, já que a entrega com frete requer um prazo e pode atrasar. . Foto: Reprodução: Flipar
Microempreendedores conseguem um bom impulso nessa época. O Sebrae-SP informou que, no estado mais rico do país, cerca de 446 mil pequenos negócios devem se beneficiar da data. Dentre eles, 384 mil são Microempreendedores Individuais (MEIs) e 62 mil micro e pequenas empresas.. Foto: Reprodução: Flipar
A expectativa média é de que, este ano, o consumidor gaste cerca de R$ 360 no Dia dos Namorados.. Foto: Reprodução: Flipar
As associações comerciais destacam que, entre os principais presentes, estão calçados e acessórios, vestuário, doces, eletroeletrônicos, produtos de saúde e de beleza. . Foto: Reprodução: Flipar
Uma curiosidade é a caixa de bombons em forma de coração, que várias lojas de chocolate mantêm ao longo do ano, mas com maior capricho para o Dia dos Namorados. Você sabe quem inventou esse tipo de presente? . Foto: Reprodução: Flipar
Foi o empresário Richard Cadbury (1835-1899 - foto), dono de uma empresa de chocolates na Inglaterra. Em 1868, Richard criou a caixa em forma de coração com bombons. A ideia era que, além do chocolate, a caixa também fosse um presente, servindo para armazenar cartas de amor. Sucesso total. . Foto: Reprodução: Flipar