Proprietária do Outback avalia se desfazer de operações no Brasil

Dona do Outback Steakhouse, a empresa Bloomin’ Brands anunciou que avalia vender seus negócios no Brasil.
Dona do Outback Steakhouse, a empresa Bloomin’ Brands anunciou que avalia vender seus negócios no Brasil. . Foto: Reprodução: Flipar
Com esse objetivo, o grupo contratou a consultoria financeira do Bank of America (BofA). . Foto: Reprodução: Flipar
Em comunicado, a Bloomin’ Brands explicou que avalia “alternativas estratégicas para as operações da companhia no Brasil que tenham o potencial de maximizar valor para nossos acionistas, incluindo, mas não se limitando, a uma possível venda das operações”. . Foto: Reprodução: Flipar
O futuro da cadeia de restaurantes no Brasil, onde é bastante popular, dependerá dessa avaliação da empresa. . Foto: Reprodução: Flipar
No comunicado com o relatório financeiro, o Bloomin’ Brands não divulgou um prazo para a conclusão desse processo. . Foto: Reprodução: Flipar
O informe deixa abertas todas as possibilidades de desfecho. “A empresa não pretende mais fazer comentários públicos sobre o tema, a menos que determine que a divulgação é apropriada ou necessária”, encerra o texto. . Foto: Reprodução: Flipar
Sediada em Tampa, na Florida (EUA), a companhia acumulou prejuízo de 83,8 milhões de dólares (R$ 424 milhões) nos três primeiros meses de 2024 em suas operações no mundo. . Foto: Reprodução: Flipar
No mesmo período de 2023, a Bloomin’ Brands havia obtido um lucro de 91,3 milhões de dólares (R$ 462 milhões). . Foto: Reprodução: Flipar
No primeiro trimestre deste ano, as vendas do Outback no Brasil registraram redução de 0,7% no comparativo com o mesmo período de 2023. . Foto: Reprodução: Flipar
Ainda assim, o Brasil representa 83% do faturamento internacional do Outback, segundo informações do The Washington Post. . Foto: Reprodução: Flipar
O Outback chegou ao Brasil em 1997, com a inauguração de um restaurante na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. . Foto: Reprodução: Flipar
Atualmente, há 152 unidades espalhadas pelo território brasileiro - em 20 estados e no Distrito Federal. . Foto: Reprodução: Flipar
O Brasil tem quase metade da lojas do Outback instaladas fora dos Estados Unidos - um total de 336 em 23 países. . Foto: Reprodução: Flipar
Na América do Sul, o Outback também tem filiais na Argentina, mas em proporção bem menor. . Foto: Reprodução: Flipar
No ano passado, foram abertos 16 novos restaurantes da rede no Brasil, o que indicou que o processo de expansão continuaria. . Foto: Reprodução: Flipar
A Bloomin’ Brands conta também com as marcas de restaurante Abraccio e Aussie Grill, ambas presentes no Brasil. . Foto: Reprodução: Flipar
Em 2022, o Outback Steakhouse foi citado como o restaurante mais admirado pelos consumidores brasileiros em ranking do Ibevar (Insituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo). Entre colaboradores, o título ficou com o Gurumê (casa de cozinha oriental). . Foto: Reprodução: Flipar
Reportagem do The Washington Post de agosto de 2023 causou surpresa nos americanos ao destacar em seu texto “Outback Steakhouse nasceu nos Estados Unidos, mas nenhum lugar o ama como o Brasil”. . Foto: Reprodução: Flipar
A matéria destacou o fato de no Brasil o Outback ser um “marco cultural”, com as pessoas o frequentando não apenas para comer, mas para promover celebrações, como aniversário e outras datas importantes, o que não acontece nos Estados Unidos. . Foto: Reprodução: Flipar
O Outback Steakhouse foi fundado em 1988 com o conceito de culinária americana com toque australiano. . Foto: Reprodução: Flipar