Carros elétricos: queda nas vendas expõe os desafios enfrentados pelo modelo

A venda de carros elétricos a bateria estagnou e até mesmo apresentou queda em países europeus e nos Estados Unidos no primeiro trimestre de 2024.
A venda de carros elétricos a bateria estagnou e até mesmo apresentou queda em países europeus e nos Estados Unidos no primeiro trimestre de 2024. . Foto: Reprodução: Flipar
Reportagem do jornal londrino Financial Times relatou que muitos portos da Europa têm registrado encalhe de veículos recarregáveis importados da China.. Foto: Reprodução: Flipar
Terminais em Bruges e Antuérpia, na Bélgica, estão enfrentando problemas logísticos com o excesso de carros elétricos estocados. . Foto: Reprodução: Flipar
Ainda segundo a publicação, há casos de veículos parados em terminais há três anos e alguns portos precisam alugar espaços nas cercanias para abrigar esses carros. . Foto: Reprodução: Flipar
Esse panorama tem colocado em xeque o plano climático europeu, que prevê a proibição da venda de novos veículos a combustão a partir de 2035. . Foto: Reprodução: Flipar
O fim da concessão de incentivos fiscais para a compra desses modelos em países da União Europeia, especialmente em França e Alemanha, é apontado como um dos fatores que explica o declínio desse mercado. . Foto: Reprodução: Flipar
Segundo a Associação de Fabricantes Europeus de Automóveis (ACEA), não chega a 30% a proporção dos europeus se mostram inclinados a comprar carros elétricos. . Foto: Reprodução: Flipar
Dados da consultoria Jato, fornecedora de informações para as montadoras, indicam que os carros elétricos representaram 25% do mercado europeu no auge das vendas, em 2022, e agora estão na faixa de 12%. . Foto: Reprodução: Flipar
Segundo reportagem da revista Exame, fabricantes como Volkswagen e Renault pretendem lançar modelos elétricos mais baratos nos próximos meses. . Foto: Reprodução: Flipar
Além do aspecto econômico, há um obstáculo de infraestrutura que tem colaborado para o esfriamento na venda dos veículos recarregáveis: implantação de mais pontos de recarga. . Foto: Reprodução: Flipar
Estudos apontam que é necessário haver um carregador público para cada dez carros elétricos em circulação. . Foto: Reprodução: Flipar
Um dos desafios é ter a quantidade necessária de estações em estradas, afastando o receio de motoristas do risco de “pane seca” em viagens mais longas. . Foto: Reprodução: Flipar
No Brasil, a infraestrutura de recarga também é um empecilho para a expansão do mercado de carros elétricos. Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), há 4.300 estações de recarga no país. . Foto: Reprodução: Flipar
Carros elétricos podem ser recarregados em casa também. “O consumo é o equivalente ao de um chuveiro elétrico”, declarou Fábio Delatore, professor de engenharia elétrica, ao “Estadão”. . Foto: Reprodução: Flipar
Apesar desses pontos sensíveis, há casos de países em que a eletrificação automotiva está a todo vapor. É o que acontece na Noruega, no norte europeu. . Foto: Reprodução: Flipar
No país escandinavo, a venda de carros elétricos representou 88% do mercado automotivo em 2023 e o governo norueguês já projeta proibir o comércio de veículos a combustão interna já em 2025. . Foto: Reprodução: Flipar
A Noruega foi o primeiro país do mundo em que a venda de carros elétricos ultrapassou a de modelos à combustão e híbridos. . Foto: Reprodução: Flipar
A instalação de estações de recarga recebeu subsídio agressivo do governo norueguês, o que permitiu ao país de quase 5,5 milhões de habitantes expandir rapidamente a venda de carros elétricos. . Foto: Reprodução: Flipar
Com esse panorama, a Noruega tem registrado ganhos ambientais. Desde 2009, a emissão de gases do efeito estufa caiu 30% na capital Oslo. . Foto: Reprodução: Flipar
A Noruega tem o segundo melhor IDH do mundo, atrás apenas da Suíça. O Índice de Desenvolvimento Humano da ONU reúne estatísticas de qualidade de vida. . Foto: Reprodução: Flipar