‘Carros voadores’ da Embraer já têm data para começar a circular

Segundo o g1, os veículos, que terão capacidade para quatro passageiros e um piloto, já contam com quase 3 mil encomendas e devem começar a operar em 2026.
Segundo o g1, os veículos, que terão capacidade para quatro passageiros e um piloto, já contam com quase 3 mil encomendas e devem começar a operar em 2026.. Foto: Reprodução: Flipar
Antes disso, eles ainda precisam passar por uma regulamentação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que supervisiona as atividades da aviação civil no Brasil.. Foto: Reprodução: Flipar
Os eVTOLs têm uma estrutura parecida com a dos helicópteros, mas foram projetados para viagens curtas, dentro da mesma cidade ou para cidades vizinhas.. Foto: Reprodução: Flipar
Eles são equipados com motores elétricos, ao contrário dos helicópteros, que usam querosene ou gasolina.. Foto: Reprodução: Flipar
Além disso, os eVTOLs têm asas que podem ser presas no veículo, e um tipo de hélice também difere dos helicópteros.. Foto: Reprodução: Flipar
Ele será fabricado em Taubaté (SP) e tem como objetivo tornar os voos dentro das cidades mais acessíveis para as pessoas.. Foto: Reprodução: Flipar
A Anac informou que a consulta setorial para os eVTOLs da Eve pode ser acessada no site oficial da agência e ficará disponível até esta sexta-feira (15/03).. Foto: Reprodução: Flipar
O objetivo é receber feedback sobre os critérios de segurança que serão estabelecidos para o modelo da Eve, como por exemplo peso e equilíbrio. Foto: Reprodução: Flipar
Com o resultado da consulta, a Anac pretende analisar e definir quais das propostas podem ser incluídas no regulamento final do projeto.. Foto: Reprodução: Flipar
Justamente por ser um modelo novo na aviação, por enquanto não existe um modelo de regulamento específico para os eVTOLs.. Foto: Reprodução: Flipar
A Eve anunciou que os eVTOLs terão alcance máximo de 100 km, reduzindo as viagens dentro das cidades de uma hora para apenas 15 minutos, cobrindo 99% das rotas urbanas.. Foto: Reprodução: Flipar
A empresa prevê que o custo de uma viagem será mais parecido com o de um carro por aplicativo do que com um voo de helicóptero. Em um estudo prévio, uma viagem entre a Barra da Tijuca (Zona Oeste do RJ) e o aeroporto do Galeão, sairia por R$ 99.. Foto: Reprodução: Flipar
De acordo com a Eve, até o momento, são 28 clientes em todos os continentes. No Brasil, dos 2.850 eVTOLs encomendados, 285 veículos, 100 irão para a Avantto, 50 para a Helisul, 40 para a FlyBIS, 25 para a Flapper e 70 para a Voar.. Foto: Reprodução: Flipar
A empresa diz que o serviço poderá ser acessado através de aplicativos de compartilhamento, similares aos de carro. Será possível comprar um assento em um determinado trajeto oferecido por um operador.. Foto: Reprodução: Flipar