Ana Maria Braga critica pesquisa que elegeu pior comida do Brasil

A apresentadora Ana Maria Braga não ficou nada contente com o resultado de uma pesquisa que avaliou e elegeu as 10 piores comidas do Brasil.

O estudo, feito pelo site “TasteAtlas”, dos Estados Unidos, elegeu o cuscuz paulista como a pior comida brasileira.

reprodução tv globo

No programa “Mais Você” desta segunda-feira (04/12), Ana Maria soltou o verbo ao lado de Felipe Andreoli.

reprodução tv globo

"Cuscuz paulista é uma alegria de todos nós. [...] Eles comeram, mas devem ter feito do jeito deles. Eles não sabem cozinhar! Lá (nos Estados Unidos) não tem comida boa. Onde você vê comida boa lá?”, disparou a loira.

reprodução tv globo

“Fiquei muito chateada com esses americanos, porque de comida eles não entendem 'lhufas'!", comentou Ana Maria, enquanto degustava o prato em questão.

reprodução tv globo

Até Andreolli não se conteve e soltou o verbo contra a pesquisa: "Nunca comeram um Cuscuz na vida. Americano não gosta de Cuscuz! [...] Eles fazem churrasco com hambúrguer na churrasqueira!", esbravejou o jornalista.

reprodução tv globo

O cuscuz paulista já foi eleito patrimônio do estado de São Paulo e costuma ser feito com ovos cozidos, pedaços de tomate, farinha de milho e sardinha ou camarão.

wikimedia commons Everton137

A pesquisa utilizou apenas as avaliações de usuários “reais” do site, ou seja, excluindo os “bots”.

freepik

O guia deu importância especial às avaliações do público classificado como "conhecedores" de comida.

DanaTentis por Pixabay

Foram 5.139 avaliações dos usuários. Segundo o “TasteAtlas”, a lista não deve ser vista como “conclusão final” sobre os pratos e o intuito era “inspirar orgulho nos pratos tradicionais e despertar a curiosidade por pratos que ainda não experimentou".

Thought Catalog Unsplash

Confira a lista com os outros 9 pratos eleitos "os piores do Brasil", segundo TasteAtlas!

Towfiqu barbhuiya Unsplash

10º) Pé-de-moleque: O tradicional doce brasileiro feito com amendoim, muito consumido durante as festas juninas, ficou em décimo lugar na lista da TasteAtlas de piores pratos do Brasil.

Youtube/Leodenice Camargo

9º) Caruru: É um guisado ou cozido que tem como ingrediente principal o quiabo, podendo conter também camarões secos, peixe, carne de porco, azeite de dendê, cebola, alho, pimenta e diversos temperos.

YouTube/Nandu Andrade

8º) Caldo de mocotó: É um prato típico brasileiro feito a partir do cozimento prolongado dos mocotós, que são ossos com a cartilagem das patas do boi. Por ser rico em colágeno, o caldo fica com uma consistência gelatinosa.

Reprodução / EPTV

7º) Sequilho: Esse biscoitinho brasileiro é preparado com ingredientes simples, como farinha de trigo, açúcar, manteiga ou margarina, ovos e, por vezes, coco ralado. Foi eleito o sétimo pior prato do Brasil.

Divulgação

6º) Salada de maionese: Esse prato é feito a partir de legumes cortados em pedaços pequenos, que depois são misturados com maionese. Os mais comuns são: batata, cenoura e ervilha, mas existem variações regionais.

wikimedia commons Pannet

5º) Maria-mole: Esse é um doce brasileiro tradicional, conhecido por sua textura macia. Geralmente, é feito com ingredientes simples, como açúcar, água e gelatina, resultando em uma consistência leve e aerada.

Reprodução / Rede Amazônica

4º) Quibebe: Esse é um prato feito à base de abóbora, geralmente cozida e amassada, podendo ser misturada com ingredientes como carne, cebola, alho e temperos diversos.

Youtube/Cozinhando com Dona Elza

3º) Tareco: Muito conhecido na região Nordeste, o tareco é um biscoito caseiro, feito com ingredientes básicos como farinha, açúcar, ovos e fermento.

Divulgação/TasteAtlas

Veja mais Top Stories