Anatel autoriza fechamento de lojas de empresas de telefonia

Uma das maiores reclamações do consumidor brasileiro é o serviço prestado pelas operadoras de telefonia no país. Ausência de sinal, cobrança indevida... as queixas são constantes.. Foto: Reprodução: Flipar
Agora, a vida do consumidor pode ficar ainda mais complicada após uma regra aprovada pela Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel. A partir de agora, as operadoras poderão reduzir suas lojas físicas pelo país.. Foto: Reprodução: Flipar
Empresas como Oi, Vivo, Tim e Claro só serão obrigadas a ter uma loja em cada região que tenha 100 mil usuários ativos. Antes, as empresas deveriam manter atendimento presencial para cada região com 100 mil habitantes ou mais.. Foto: Reprodução: Flipar
A regra adotada pela Anatel pode reduzir em até 72% o total de lojas físicas das operadoras. A agência acredita que as lojas podem reduzir de 2,8 mil para 789.. Foto: Reprodução: Flipar
Mas qual é a principal justificativa para uma medida brusca? A redução de custos de operação, que economizam mais com o atendimento remoto, é o grande motivo.. Foto: Reprodução: Flipar
Se fosse acatada, a redução de lojas físicas das operadoras seria de 1,5 mil, ao contrário dos 2,8 mil.. Foto: Reprodução: Flipar
Segundo a Anatel, o atendimento nas lojas físicas em 2022 representou 24,85% do total no país. Em 2021, esse número foi de 26,50%.. Foto: Reprodução: Flipar
A Anatel ainda definiu mais duas medidas que impactam no consumidor. A primeira é sobre o atraso no pagamento. As empresas podem cortar os serviços depois de 30 dias de inadimplência.. Foto: Reprodução: Flipar
Apesar das constantes queixas do consumidor, o número de reclamações referentes a serviços, como telefonia móvel e fixa, TV por assinatura e banda larga fixa, caiu 29,2% no primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2022. Foto: Reprodução: Flipar
Os dados foram divulgados pela Anatel. Em relação ao semestre anterior (julho a dezembro de 2022), a queda foi de 13,9%.. Foto: Reprodução: Flipar
A Anatel recebeu um total de 673,5 mil reclamações em seus canais de atendimento entre janeiro e junho deste ano.. Foto: Reprodução: Flipar
Na comparação com o segundo semestre de 2022, o serviço que mais se destacou em relação às reduções nas reclamações foi o celular pós-pago com uma queda de 18,18%. Em seguida, aparecem a TV por assinatura com queda de 15,25%, o celular pré-pago com queda de 14,41%, o telefone fixo com queda de 13,18%, e a banda larga fixa com queda de 6,9%.. Foto: Reprodução: Flipar
Já a comparação em cima do primeiro semestre do ano passado, as reclamações sobre o serviço de telefonia fixa tiveram queda de 35,9%, TV paga com queda de 33,96%, celular pós-pago com queda de 30,87%, o celular pré-pago com queda de 27,42% e a banda larga fixa com queda de 22,81%.. Foto: Reprodução: Flipar
A Anatel é o orgão fiscalizador dos serviços de telecomunicações no Brasil, como internet banda larga, planos de celular e telefone fixo. Além disso, a agência recebe reclamações contra operadoras, sugestões e denúncias.. Foto: Reprodução: Flipar