Motorista a 388km/h pode escapar de multa por ‘culpa’ do radar

Como o limite legal na estrada é de 120 km/h, o infrator trafegava a uma velocidade três vezes maior que o permitido.

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Apesar de tamanha imprudência (para dizer o mínimo!), o motorista pode passar impune. É o que relata o site francês TF1Info.

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Os advogados de defesa do motorista alegam que os radares são incapazes de identificar de forma precisa velocidades nesse nível, o que influenciaria no valor da multa.

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O detalhe é que justamente por ser um patamar muito fora dos parâmetros é provável que o motorista estivesse na realidade a mais de 400km/h.

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Até o momento, o homem ao volante do superpotente Bugatti não sofreu nenhuma sanção e segue liberado para circular pelas ruas e estradas belgas.

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O Ministério Público da cidade de Tournai solicitou uma perícia técnica do radar para concluir se a medição tem a confiabilidade necessária. O dado permitiria a abertura de processo judicial contra o motorista.

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Segundo a legislação belga, o motorista que ultrapassa a velocidade permitida em até 10 km/h é multado em 53 euros (R$ 283,2 na cotação atual).

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Caso a velocidade seja superior a essa faixa, são acrescidos 6 euros por quilômetro. Ou seja, o motorista em questão teria uma sobretaxa de quase 1.500 euros (mais de R$ 8 mil).

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Se as autoridades conseguirem comprovar à Justiça que os radares são eficazes para um caso assim, ele ainda pode ter a carteira de habilitação suspensa por cinco anos.

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O site espanhol Motor1 noticiou que em 2020 houve um caso similar na Bélgica. O motorista estava a 306 km/h e a "incompetência" dos radares permitiu ao homem passar impune.

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Os carros da montadora Bugatti são superesportivos de luxo que podem atingir velocidade de até 420 km/h.

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Além de perigoso, trafegar a velocidades exageradamente altas afeta sobremaneira a vida útil dos pneus. No caso de um Bugatti, a revisão pode custar o preço de um carro novo de outra marca.

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Em seu canal no Youtube, Radim Passer postou a filmagem feita a bordo de um Bugatti Chiron na autoestrada entre as cidades de Berlim e Hannover.

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Ele declarou ter feito a "louca travessia" com segurança em um reta de 10km com três faixas e "visibilidade ao longo de todo o trecho".

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A estripulia do empresário e investidor caiu indigesta para o governo alemão. A ponto de o Ministério dos Transportes soltar um comunicado recriminando a atitude.

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Na nota, a pasta diz que "rejeita qualquer comportamento no tráfego rodoviário que leve ou possa colocar os usuários em risco".

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