Descubra como surgiu o Dia dos Namorados

Mas você sabe como tudo começou e qual é a origem destas datas? Pois bem, o Flipar irá te explicar sobre o Dia dos Namorados no Brasil e o Valentine's Day.

Pixabay

A criação do Dia dos Namorados no Brasil aconteceu como uma estratégia comercial pensada pelo publicitário João Doria, pai do ex-governador de São Paulo, João Doria Jr.

Pixabay

João Doria foi escolhido pela loja Exposição Clipper para tentar aumentar as vendas no mês de junho, que era um período do ano em que o comércio ficava mais fraco. Ele criou então o Dia dos Namorados, para que os casais tivessem uma data fixa para comprar presentes.

Freepik

A escolha deu certo, já que atualmente o Dia dos Namorados é uma das datas com maior rentabilidade para o comércio brasileiro, sendo aguardada ansiosamente por diversas áreas do mercado.

Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay

A tradição faz com que cada casal reserve a data para celebrar. Junto com o passeio romântico, ambos costumam dar presentes. Um deles é a famosa caixa de bombom em formato de coração, popularizada por Richard Cadbury, com a estrutura sendo utilizada como local para guardar as cartas de amor.

JillWellington Pixabay

Agora que explicamos a origem do Dia dos Namorados no Brasil, é hora de entendermos como surgiu o tradicional Valentine's Day, famoso em boa parte dos países pelo mundo.

susan lu4esm pixabay

Tudo começou no século IV A.C., ainda no Império Romano. Isso porque naquela época, todo ano, em meados de fevereiro, era celebrado o festival da Lupercália. Isso acontecia para comemorar a fertilidade e a chegada da primavera.

blende12 pixabay

Só que a Igreja Católica começou a ganhar força na região que era amplamente controlada pelo Império Romano. O objetivo deles era erradicar as festas pagãs e, assim, foi implementada uma tradição diferente para os namorados, no mês de fevereiro.

Freepik

Só que o imperador da época não gostou nem um pouco da nova "dinâmica" do catolicismo. Por dois motivos: a imposição de um Deus único cristão e pelo fato de ele ter proibido o casamento dos soldados romanos para não influenciar o desempenho nas batalhas.

Pixabay

Porém, o padre não seguiu com a nova lei. Ele começou a realizar o casamento de soldados escondido e acabou sendo descoberto pelo Estado.

Freepik

Só que o protocolo de Valentim foi descoberto pelas autoridades e, com isso, o padre foi preso. Ele manteve seus ideais mesmo após ser condenado à morte.

Freepik

Valentim foi morto em 270 D.C, porém foi apenas em 496 D.C, que o papa Gelásio o declarou um homem santo. Com isso, foi criado o tão famoso Valentine’s Day.

Imagem de Pexels por Pixabay

O Valentine’s Day nos Estados Unidos se tornou um grande feriado comercial, com lojas e restaurantes cheios. Há a tradição de presentear a pessoa amada e realmente fazer com que a data seja um dia especial.

Brett Sayles por Pexels

Veja mais Top Stories