Pessoas abaixadas! Terremoto atinge o leste de Tóquio

Nesta sexta-feira (26), um terremoto de magnitude 6,2 atingiu parte de Tóquio, no Japão. O tremor fez com que alguns prédios da capital e também de locais próximos chacoalhassem.

Imagem de StockSnap por Pixabay

A situação aconteceu por volta das 19h no horário local (07h de Brasília). O epicentro ocorreu na costa de Chiba, que fica a aproximadamente 40 quilômetros da capital japonesa.

Reprodução/Twitter

Vale destacar que o tremor inicial ocorreu a 44 quilômetros da superfície do mar. A informação é do o Instituto de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos.

Reprodução/Twitter

No vídeo, é possível ver que as pessoas ficaram bem próximas umas das outras e se abaixaram após um serviço de megafonia avisá-las de um forte terremoto que se aproximava.

Reprodução/Twitter

O Japão é uma das áreas mais sismicamente ativas de todo o planeta. O país é responsável por aproximadamente um quinto dos abalos sísmicos mundiais que têm magnitude 6 ou superior.

Reprodução/Twitter

A cidade de Tóquio tem protocolos para as pessoas saberem o que fazer em caso de terremoto. Além disso, a estrutura do local ajuda a evitar maiores danos. Confira agora alguns dos terremotos mais assustadores e devastadores da história:

Imagem de Gina Janosch por Pixabay

O Chile é um dos países do mundo mais prejudicados pela incidência desses abalos. O maior terremoto da história (em intensidade) ocorreu justamente no Chile, com espantosa magnitude de 9,5 graus.

Reprodução do site extremes-fdksyn.blogspot.com/

Isso aconteceu em 22/5/1960. O Sismo de Valdivia, em Araucanía, foi tão forte que causou tremores até mesmo na capital Santiago e em cidades argentinas, como a capital Buenos Aires, Córdoba, Mendoza e La Rioja.

Domínio Público

Já em 15/8/1950 , um terremoto no Tibete destruiu 2 mil casas, templos e mesquitas. O sismo atingiu 8,6 graus (na escala Richter, que vai até 10) na região. Aproximadamente 1.500 pessoas morreram após o abalo.

Reprodução do site gob.mx/cenapred/es/articulos

Dois anos depois, no dia 4 de novembro, um terremoto de magnitude 9, seguido por tsunami, atingiu a península de Kamchatka, no extremo leste da Rússia. Não houve mortes porque a região era pouco povoada. Mas o maremoto atingiu o Havaí (EUA), destruindo imóveis e estradas.

Reprodução do site geologicalmanblog.wordpress.com/2015/12/18/mayores-terremotos

Em 31/05/1970, aconteceu a maior catástrofe do Peru, em Ancash e La Libertad. Além dos fortes tremores (7,5 na escala), houve deslizamento de neve e gelo. Foi a avalanche mais fatal da história: 70 mil mortos e 50 mil feridos.

Reprodução do site meionorte.com/blogs/memoria

Em 2011, no dia 11/3, um terremoto de magnitude 9, seguido por tsunami (ondas de 38m de altura), arrasou a costa leste de Honshu, a maior ilha japonesa, deixando 16 mil mortos, 5 mil feridos, 4,6 mil desaparecidos e 130 mil desabrigados. Um prejuízo de US$ 309 bilhões (R$ 1,5 trilhão).

wikimedia commons

No dia 22/11/2022, o ator Cauã Reymond usou seu Instagram para compartilhar com seus seguidores que ele e sua mulher Mariana Goldfarb (atualmente separados), tinham deixado a capital da Indonésia, Jacarta, dias antes de um terremoto.

Reprodução G1

O terremoto em questão foi no dia 21/11/2022 e deixou centenas de mortos e feridos. Ele aconteceu na Ilha de Java a principal do país. Sozinha, a região tem cerca de 140 milhões de habitantes, quase metade do país.

Youtube Canal Record News

Veja mais Top Stories