Morte de astronautas marcou início das expedições Apollo para a Lua

Na nave estavam os astronautas Harrison Schmitt (em pé, à esquerda), Ronald Evans e Eugene Cernan (comandante da missão, sentado na foto)

domínio público

Uma foto feita do espaço na missão é uma das mais famosas da Astronomia. "The Blue Marble" (Mármore Azul) retrata a Terra, vista a 29.000 km de distância. Foi a primeira foto nítida de uma face iluminada do planeta. Percebem-se a África em cima e a calota polar ao sul.

domínio público

Oficialmente, a NASA credita a imagem a toda a tripulação da Apollo 17. Todos tiravam fotografias durante a missão, com uma câmera Hasselblad.

domínio público

A Apollo 17 teve outros ineditismos. Pela primeira vez, o lançamento da nave foi à noite e contava com a presença de um geólogo a bordo. Harrison Schmitt (na foto) é o único cientista a ter ficado em órbita e a ter visitado a Lua.

domínio público

Em 2001, a Nasa divulgou outra foto, em alta resolução, que mostrava o continente americano.

domínio público

Em 2002, mais uma foto, agora com o continente asiático em destaque.

dominio público

A Apollo 17 foi a última do projeto lançado em 1967 que tinha como meta enviar a primeira missão tripulada numa viagem à Lua.

domínio público

Mas o programa começou com uma tragédia. Na Apollo 1, lançada em 27/01/1967, os astronautas Edward White, Gus Grissom e Roger Chaffee (esq para dir) morreram num incêndio durante um treino na cabine de comando. Eles não conseguiram abrir a porta automática.

domínio público

Do lado de fora, a equipe tentava desesperadamente arrombar o equipamento, mas, quando conseguiu abrir, os três estavam mortos. A roupa espacial os protegeu do fogo, mas eles inalaram muita fumaça.

domínio público

Após a tragédia, o projeto só voltaria a ter missão tripulada na Apollo 7. O lançamento foi em 11/10/1968 e o objetivo não era ir à Lua, mas fazer testes na órbita terrestre.

divulgação/Nasa

Houve desavenças entre os astronautas e o centro de comando. Apesar disso, a missão foi marcada pelo bom humor na transmissão televisiva de imagens dos astronautas em órbita. Eles voltaram em 22/10, onze dias após a partida.

domínio público

Em 21/12/1968, a Apollo 8 decolou com os astronautas James Lovell, Williams Anders e Frank Borman (esq para dir na foto). E, pela primeira vez na história, a nave entrou na órbita lunar.

domínio público

Anders fez uma das fotos mais impressionantes: "Earthrise", mostrando o "nascer" da Terra vista da Lua

William Anders-divulgação/Nasa

As missões seguintes prepararam terreno para que, finalmente, o homem pudesse pisar na Lua. O módulo lunar da Apollo 10, apelidado de Snoopy (personagem dos quadrinhos) chegou a ficar a apenas 15 km da superfície da Lua. Mas não houve pouso.

domínio público

A Apollo 11, finalmente, entrou para a história com a ida do homem à Lua. Em 20/07/1969, o primeiro a sair da nave e botar os pés na superfície lunar foi Neil Armstrong. Em seguida, Buzz Aldrin (na foto, tirada por Neil) caminhou no satélite da Terra.

domínio público

A marca da bota de Buzz Aldrin no terreno lunar é uma das imagens mais icônicas da conquista espacial.

domínio público

A missão seguinte, Apollo 12, foi lançada em 14/11/1969. A equipe foi bem sucedida, com pouso na Lua. O mesmo viria a ocorrer com as Apollos 14, 15, 16 e 17.

domínio público

O susto ficou por conta da Apollo 13, lançada em 11/04/1970. É famosa a frase: "Houston, we have a problem". Jim Lovell avisava ao centro de controle sobre uma falha (no tanque de oxigênio). Havia risco de morte para o trio (na foto, Lovell entre John Swigert, à esq, e Fred Haise).

Domínio público

A ida à Lua foi abortada. A meta era salvar a tripulação. Manobras, com ajuda de Thomas Mattingly (substituído por Swigert na nave porque teve sarampo), permitiram que os astronautas voltassem no módulo lunar, para alegria de todos.

domínio público

O módulo lunar pousou no oceano Atlântico em 17/04/1970, seis dias depois do lançamento, trazendo os três astronautas em segurança.

domínio público

O sufoco passado por Jim Lovell, John Swigert e Fred Haise inspirou dramas. Entre eles, o filme "Apollo 13", estrelado por Tom Hanks, Kevin Bacon, Bill Paxton e Gary Sinise.

reprodução