As origens dos apelidos de artistas e esportistas famosos

Na música, um apelido muito famoso é o do cantor Cazuza, que já era chamado assim antes mesmo do nascimento, por conta de seu pai que falava que chegaria um "cazuza" (menino) na família. O dialeto tem este significado em alguns lugares do Nordeste.

Reprodução Youtube

Cazuza, aliás, se chamava Agenor como uma homenagem ao cantor Cartola, que também tinha esse nome. O Cartola ganhou este apelido na adolescência, quando ia trabalhar como pedreiro com um chapéu- coco.

- Arquivo Nacional - Fundo Correio da Manhã

Erasmo Carlos, que morreu no final de 2022, ficou muito conhecido como "Tremendão. Ele ganhou esta alcunha por conta de uma loja de roupas que criou nos anos 1960, com este nome.

Reprodução Instagram

Já a cantora Pitty recebeu este apelido ainda na infância. Seu nome de batismo é Priscila e ela era chamada de Pitica, devido à sua baixa estatura. Em pouco tempo, a alcunha virou Pitty.

Reprodução Instagram

O cantor Ferrugem se chama Jheison. Ele conta que é chamado assim desde adolescente, por iniciativa de um amigo. No início, ele não gostava, mas entendeu que a alcunha poderia lhe dar fama.

Reprodução Instagram

Nego do Borel tem este nome por conta de sua cor de pele e por ter crescido no Morro do Borel, no Rio de Janeiro. Seu nome de batismo é Leno Maycon.

Reprodução Instagram

O cantor Supla é assim conhecido por conta de seu sobrenome: Suplicy. Ele é filho dos políticos Eduardo e Martha Suplicy. No entanto, também é chamado de "papito". No exterior, foi chamado assim uma vez. De volta ao Brasil, resolveu chamar as pessoas assim também.

Reprodução Instagram

Roberto Souza Rocha é conhecido como Latino. Isso porque ele já trabalhou como barman nos EUA, onde era chamado de "Latinboy" (garoto latino, na tradução).

Reprodução Instagram

O cantor Bono Vox na verdade se chama Paul David. O vocalista da banda de rock U2 ganhou esse apelido de um amigo. Em latim, o apelido significa "boa voz".

Reprodução Instagram

Boca Rosa é o apelido da influenciadora Bianca Andrade, pois ela usava muito um batom rosa na adolescência e falava muito sobre maquiagem. Na época, ela tinha um blog de moda.

Reprodução Instagram

Ela tem um filho com o influenciador Fred Desimpedidos, que participou do BBB 23. Hoje, eles estão separados. Fred se chama Bruno e ganhou este apelido no canal do YouTube Desimpedidos porque é parecido com o jogador de futebol Fred, então no Fluminense e hoje aposentado.

Reprodução Instagram

O filho deles se chama Cris por causa de Cristiano Ronaldo, jogador de futebol de quem Fred é muito fã. O atacante tem o apelido de "Robozão" muito por conta de seu porte físico. Fred, aliás, já entrevistou o jogador no Desimpedidos.

- Reprodução Instagram

Ainda na esfera do BBB, outro apelido é o de Gil do Vigor, o Gilberto da edição de 2021. Ele conta que recebeu esse apelido na faculdade de economia, quando uma amiga falou que ele precisava "vigorar" mais para se dar bem nas provas.

reprodução instagram

Outro que participou do BBB 21 é o cantor Fiuk. Filho de Fábio Júnior, Filipe recebeu esta alcunha ainda na infância, em uma brincadeira de amigos. Já Fiuk apelidou o colega de Tétil. E assim ficou...

Reprodução Instagram

Agora Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos e falecido em 2022, aos 82 anos. Quando criança, ele era fã de um goleiro chamado "Bilé" e gritava pelo nome do ídolo quando ficava no gol. Mas, os amigos não entendiam e o chamavam de "Pelé".

Instagram @pele

Maior ídolo do Flamengo, Zico completou 70 anos em março. Seu nome de batismo é Arthur. Na infância, era chamado de Arthurzinho. Depois, virou Arthurzico e, finalmente, Zico.

Reprodução Instagram

Garrincha é o maior ídolo do Botafogo e também ganhou este apelido na infância, graças à sua irmã, que via semelhança dele com um pássaro comum na região de Magé (RJ).

Reprodução facebook

Um jogador da atualidade é Hulk, ídolo do Atlético-MG. Ele tem este apelido por ser forte, além de comemorar seus gols de maneira que lembra o personagem da Marvel.

- Pedro Souza/Atlético / Reprodução