Capivara ‘de estimação’ do Agenor vira caso de justiça em Manaus
Por Flipar | 17/05/2023
Agenor tem 23 anos, mora em Autazes (AM) e ficou famoso na Internet por mostrar a relação que ele tem com a capivara Filó. Nas redes sociais, ele exibia vários vídeos e fotos com ela.
- Reprodução Instagram
Ele também curte outros animais típicos de fazendas, como bois, vacas e cabras, mas seu bicho de estimação é a capivara Filó. Agenor é estudante de Engenharia Agrônoma, em Manaus.
- Reprodução Instagram
Ele conta que recebeu a capivara de indígenas, após denúncias (não comprovadas) de que ela tinha sofrido maus-tratos.
- Reprodução Instagram
Entretanto, não se pode ter uma capivara como animal de estimação, pois a espécie é silvestre.
- Reprodução Instagram
O Ibama, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, exigiu que ele entregasse o animal até o dia 24 de maio.
- Divulgação/IBAMA
Agenor foi multado em R$ 17 mil por cometer várias infrações, como explorar a imagem do animal. Ele fez uma "vaquinha" e arrecadou mais de R$ 80 mil para pagar a multa.
- Reprodução Instagram
Agenor entregou o animal no dia 28 de abril e depois apagou todas as publicações com a capivara. Uma imagem dele em um avião embarcando para Manaus entregar Filó mexeu com muita gente.Em um vídeo, ele se despediu da amiga e se defendeu das críticas:
- Reprodução Instagram
"Manifesto a minha maior prova de amor pela Filó. Nunca fui contra e jamais impediria que minha amada Filomena se integrasse com um bando de capivaras para seguir sua vida. Foi justamente para isso que a salvei, cuidei e guardei um sentimento enorme no meu peito."
- Reprodução Instagram
"Sei que aconteceram equívocos e garanto que os erros que cometi foram inconscientes, sem má índole nem tentativa de exploração. Nenhum vídeo com ela me trouxe resultado financeiro. Era apenas eu com um celular na mão, registrando minha vida ribeirinha"
- Reprodução Instagram
“O Ibama deu a possibilidade para que a Filó ficasse próxima de mim e encontrasse um bando de capivaras para integração. Porém, aqui sabemos da dificuldade de encontrar um bando e dos riscos que ela poderia correr."
- Reprodução Instagram
"Essa decisão dolorosa é pelo bem dela, ainda que isso me custe não ver mais seus pulinhos pra nadar e sua carinha comendo capim. E de tantos lugares para a Filó estar, o seu verdadeiro habitat natural é o meu coração e de lá ninguém arranca."
Redes Sociais de Agenor Tupinambá
“E hoje eu também me liberto de qualquer necessidade de provar meu amor pela Filó e por outros animais. Eles sabem! Eu me liberto de qualquer julgamento que vá contra os meus valores e ideais, eu sei o homem que eu quero me tornar".
- Reprodução Instagram
O caso gerou uma grande discussão. Muitas pessoas defenderam Agenor, como a deputada estadual Joana Darc (União Brasil-AM), de camisa vermelha na foto. Ela liderou uma onda de protestos a favor da manutenção da capivara com Agenor.
- Reprodução Instagram
O caso foi parar na Justiça, que determinou que o Ibama deixasse Filó provisoriamente com Agenor.
- Reprodução Instagram
"Não é a Filó que mora na casa do Agenor. É o autor que vive na floresta, como ocorre com milhares de ribeirinhos na Amazônia, realidade difícil de ser imaginada por moradores de outras localidades no Brasil", escreveu o juiz Márcio André Lopes Cavalcante.
- Reprodução Instagram
Mas as discussões não se encerraram por ali. Luisa Mell, ativista da causa dos animais, destacou que a capivara deveria ser devolvida à Natureza.
- Reprodução Instagram
"É importante que as pessoas saibam que ela só pode ser reintroduzida enquanto ela é filhote, porque o bando só aceita filhote. Depois de adulta, fica impossível”, comentou.
- Reprodução Instagram
Luiza também disse que postar imagens com animais silvestres como se fossem de estimação deve ser proibido.
Reprodução Instagram
"Esses assuntos têm que ser discutidos, não essa gritaria na internet. E, mais uma vez: não pode postar, ficar estimulando."
- Reprodução Instagram
"Animal silvestre não é pet, não tem que vestir com roupinha e postar na internet. Isso estimula o tráfico. Ibama, queremos uma normativa para proibir todo mundo, não só ele”.
- Reprodução Instagram
No dia 15/5, Agenor sofreu outra decepção: ele conheceu Lucas Leite, seu namorado virtual há um ano. O rapaz viajou de Mato Grosso até Manaus para conhecer Tupinambá.