Rio entra na lista das cidades para ‘conhecer antes de morrer’

A lista foi feita baseada na opinião de 50 especialistas em viagens, como críticos, agentes de viagens, entre outros.

Elvis Boaventura - Wikimédia Commons

“Nenhuma outra cidade da Terra combina beleza natural, cosmopolitana, glamour, comidas interessantes, férias na praia e uma vida noturna fabulosa", diz um trecho da reportagem. 

sandrovox - Flickr

De fato, o Rio de Janeiro tem muitas atrações naturais. Comecemos pelas praias. Ipanema, Copacabana e Leblon estão presentes em vários elementos da nossa cultura, como música, cinemas e novelas. A  Barra é a menos famosa internacionalmente, mas é a preferida das celebridades que moram na cidade.

silene andrade - Flickr

O Rio também tem outras praias bonitas e com condições de banho como Leme, Arpoador, Reserva, Recreio, São Conrado Macumba, Prainha e Joatinga. Isso sem contar Flamengo e Botafogo, que não costumam ser aptas para o banho, mas a paisagem é incrível...

alobos life - Flickr

Falando em vistas, a cidade tem mirantes maravilhosos como Joá, Leblon, Dona Marta, Urubu, Sacopã, Dois Irmãos, além da Vista Chinesa. O Rio de Janeiro é tão interessante que muitos turistas querem ir às favelas para ver as belezas da cidade por um ângulo diferente.

José Eduardo Nucci - Flickr

O Rio de Janeiro também tem trilhas como a Pedra do Telégrafo, o Pico da Tijuca Mirim, a Pedra Bonita, Morro da Urca, Pedra Branca, Pedra da Gávea, entre outros.

Bruno Costa - Flickr

A cidade tem ainda o bondinho do Pão de Açúcar, que liga a Praia Vermelha e o Morro do Pão de Açúcar ao Morro da Urca. É um dos pontos turísticos mais visitados na cidade e no mundo, assim como o Cristo Redentor, que fica no Morro do Corcovado.

Halley Pacheco de Oliveira - Wikimédia Commons

O Rio de Janeiro ainda tem muitos lugares para ter contato com a natureza como o Jardim Botânico, o Parque Lage, Quinta da Boa Vista, zoológico, aquário, Floresta da Tijuca, Mureta da Urca, Marina da Glória, entre outros...

Gibro Walker - Flickr

O Rio de Janeiro também tem muitos museus como o Amanhã, Arte do Rio, Arte Moderna, da República, Histórico Nacional, Aeroespacial, Astronomia, entre outros.

Mario Roberto Durán Ortiz - Wikimédia Commons

A cidade tem cerca de 6 milhões de habitantes. Assim, como não poderia deixar de ser, o local tem diversas opções para a vida noturna como baladas, bares, restaurantes e teatros. O Rio de Janeiro é rico em cinemas, incluindo algumas "salas" de rua, algo que tem ficado raro. Também há dezenas de shoppings.

Arthur Jacob wikimedia commons

O Rio também respira música. Além do samba e dos desfiles no Carnaval, a cidade tem dezenas de opções para quem curte funk, pagode, sertanejo e bossa nova. Alguns deles, aliás, até nasceram no Rio de Janeiro.

Fernando Grilli - Riotur - Flickr

O Parque Madureira e a Feira de São Cristóvão também são opções. De dia, costumam ter um ambiente mais familiar. Já à noite, predomina o clima jovem.

Crédito Bia Sartorio = ANF.org.br

A Lapa exala o que é ser carioca, com vida noturna para todos os gastos. Na área central da cidade, o bairro fica perto de algumas praias e tem fácil acesso. Ele ainda é do lado de Santa Teresa, outro bairro turístico, muito por conta de seus bondes. Existem na sua cidade?

Thales Botelho de Sousa Unsplash

O Rio é uma cidade famosa mundialmente, sem exageros. Ela é retratada em músicas como "Garota de Ipanema", filmes como "Rio" e diversas novelas da Rede Globo. A principal emissora do continente, aliás, fica na cidade, assim como a casa do BBB, o maior reality show do país.

Reprodução Globoplay

Para quem curte futebol, a cidade se destaca por ser a única do Brasil com quatro times que já foram campeões brasileiros. Em 2023, aliás, Botafogo, Vasco, Flamengo e Fluminense estarão na primeira divisão. Nem a cidade de São Paulo, que é mais rica, tem quatro clubes na elite.

Arthur Boppré - wikimedia commons

O Rio de Janeiro, aliás, também tem uma estrutura esportiva invejável. A cidade é a única da América do Sul que sediou duas finais de Copa do Mundo, ambas no Maracanã (1950 e 2014).

Arne Müseler - Wikimédia Commons

A cidade também tem o Rio Open, um importante evento de tênis, e é a única do Brasil que sediou Jogos Olímpicos, em 2016. Já em 2007, o Rio foi a sede dos Jogos Pan-Americanos.

Twitter @Blog_Soberano

Por outro lado, os cariocas têm sofrido muito com violência urbana e um dos maiores custos de vida do Brasil.

Divulgação/Prefeitura do Rio de Janeiro