Inesquecíveis! Aventureiro e seu cão viajante deixaram saudade

Eles morreram em 23/5/2022), durante um acidente de trânsito na cidade de Portland, no estado do Oregon, que fica no Noroeste dos EUA. Jesse tentou fugir de um engarrafamento, mas perdeu o controle do carro e foi para o outro lado da pista, quando bateu em um Ford Escape.

Instagram @shurastey_

Jesse e Shurastey morreram na hora. Estima-se que isso aconteceu pelo fato do fusca ser um carro bem menor do que o Ford Escape, além de estar em uma velocidade bem menor. A motorista do outro veículo, Eileen Huss, de 62 anos, foi hospitalizada. Ela estava com uma criança, que não se feriu.

Instagram @shurastey_

Eles começaram a ficar famosos em 2017, quando iniciaram suas viagens pelo mundo. Eles já tinham conhecido 17 países e rodado mais de 85 mil km na companhia de um fusca 1978, que também tinha um nome para lá de curioso: Dodongo.

Instagram @shurastey.dogs

O objetivo deles era chegar ao Alasca, estado que pertence aos EUA, mas que fica em território canadense. Na conta de Jesse, ele chegaria ao destino em setembro de 2022.

Reprodução do site epocanegocios.globo.com/Informacao

Jesse era catarinense, da cidade de Balneário Camboriú. O seu fusca levava a placa da cidade, que era um grande motivo de orgulho para Koz, que completou 29 anos em janeiro. Já Shurastey, um Golden Retriever, tinha pouco mais de 6 anos, algo equivalente aos 50 anos no envelhecimento humano.

Instagram @shurastey_

O nome Shurastey era uma clara homenagem à música "Should I Stay or Should I Go", de 1981, da banda de punk rock britânica The Clash. Em bom português, a música significa "Devo ficar ou devo ir"?

Instagram @shurastey.dogs

Aliás, essa "missão" deles, de ir conhecer o Alasca, se chamava "Shurastey or Shuraigow?", mais uma clara referência à música. Antes dos falecimentos, os dois tinham um perfil no Instagram com cerca de 400 mil seguidores. Logo após a notícia da morte, passou para 800 mil seguidores.

Instagram @shurastey_

Individualmente, eles também tinham muitos seguidores: Jesse Koz contava com cerca de 200 mil, enquanto o cachorro tinha aproximadamente 100 mil. Jesse também tinha um site, onde comprava e revendia alguns itens, além de produzir algumas coisas, tudo com o objetivo de financiar a viagem.

Instagram @shurastey.dogs

Numa postagem que chamou atenção, Koz tinha falado de seu amor pelo cachorro: "Ele não quer saber se é de fusca, ou de carro novo, se eu estou bem vestido ou se engordei. O que importa é estar do meu lado, essa amizade é a mais pura e verdadeira que qualquer ser humano poderia ter.", disse.

Instagram @shurastey_

A última postagem de Jesse no Instagram foi em 19/5. quando publicou uma foto em San Francisco, no estado da Califórnia, que fica a cerca de 17 horas de carro do local do acidente fatal.

Instagram @jessekoz

O trio Jesse, Shurastey e Dodongo estava fazendo tanto sucesso, que já até aparecia em programas de TV. O catarinense foi entrevistado, por exemplo, pelo jornalista e youtuber Rafinha Bastos.

Instagram @/shurastey_

Em 2020, em uma entrevista ao jornalista Zeca Camargo, Jesse reforçou o quanto amava o seu cachorro: "Acho que se estivesse sozinho, já teria parado, porque a parte emocional pega muito. Você não tem contato com outras pessoas, não conversa com ninguém e ele me dá esse suporte emocional".

Instagram @shurastey_

Com mais de uma dezena de países no currículo, eles, claro, tiveram várias histórias interessantes, como a vez que o carro ficou preso em uma nevasca nos EUA. Na famosa Times Square, em Nova York, o trio fez muito sucesso.

Instagram @jessekoz

Além dos EUA, eles conheceram países como Argentina, Uruguai, Chile, México, Paraguai, Costa Rica, Peru, Equador e Colômbia. Jesse tinha pelo menos outras duas grandes paixões: o Corinthians e motocicletas.

Instagram @jessekoz