Rei da Inglaterra convida Lula para evento restrito. Saiba qual

No dia 6 de maio de 2023 acontecerá a coroação do Rei Charles III. O evento terá repercussão internacional e contará com a presença de importantes personalidades.

Domínio Público

Na terça-feira (2/5), a monarquia britânica enviou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva um convite para que ele participe de um evento restrito com o Rei Charles III logo após a cerimônia de coroação.

reprodução instagram

Antes do evento, o presidente brasileiro terá um encontro com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, chefe de governo do Reino Unido. Este será o primeiro encontro presencial entre as duas personalidades políticas.

reprodução instagram

Junto ao presidente estará sua esposa e primeira-dama Janja e também um tradutor. Lula se casou com a socióloga no dia 18 de maio de 2022, sendo que estão juntos desde 2018.

Instagram @janjalula

Vale lembrar que Charles III se tornou rei após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth. Ela faleceu no dia 08 de setembro do ano passado e seu reinado durou mais de sete décadas.

Youtube/CBS Mornings

Charles é o primogênito da falecida monarca. Ele tem mais três irmãos, que não costumam aparecer tanto na mídia internacional. São eles: Anne Elizabeth, Andrew Albert e Edward Antony.

Youtube/The Sun

Além de amigos e integrantes próximos da família real, a coroação juntará monarcas de outras nações, representantes da sociedade civil, chefes de Estado, celebridades e líderes políticos.

reprodução TV

Estarão presentes o príncipe William e Kate, assim como dois dos irmãos do rei, Anne, princesa real, e Edward, duque de Edimburgo. Já Harry confirmou que comparecerá, só que sem a presença de sua esposa, Meghan.

Reprodução / Instagram

O "petit-comitê" terá, no máximo, dez líderes mundiais. Um deles que estará presente no evento é o presidente francês Emanuel Macron. A informação é de assessores do Palácio do Planalto.

Flickr Faces Of The World

Em 2022, Macron se tornou o primeiro francês a ser reeleito nos últimos 20 anos. Antes de concorrer e ganhar as eleições de 2017, Emmanuel Macron era banqueiro de investimentos

Flickr Crozet - Pouteau

Quem também estará no evento é o chanceler alemão, Olaf Scholz. Ele era vice de Angela Merkel na Alemanha e assumiu em 2021 o cargo, sendo que anteriormente prefeito de Hamburgo, entre 2011 e 2018.

Reprodução/CNN

Advogado especializado em Direito trabalhista e empresarial, Olaf Scholz nasceu em 14 de junho de 1958 na cidade de Osnabrück. Na época, a região pertencia à então Alemanha Ocidental pelo contexto da Guerra Fria.

Reprodução/CNN

Outra figura importante que marcará presença no evento pós-coroação é a presidente da Comissão Europeia, Úrsula Von der Leyen. Por causa do seu cargo e visibilidade, é considerada uma das mulheres mais poderosas do mundo na atualidade.

Youtube/ Al Jazeera English

Antes de assumir o cargo atual, ela foi Ministra da Defesa da Alemanha, entre os anos de 2013 e 2019. Vale lembrar que apesar de vir de uma família de políticos, Úrsula demorou até seguir esse caminho.

Youtube/ Al Jazeera English